Clássico do basquete itabirano: EEMZA e Premen se enfrentam na final do JEI nesta sexta-feira

O “derby” entre as escolas acontece amanhã (5), às 14h, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino

Clássico do basquete itabirano: EEMZA e Premen se enfrentam na final do JEI nesta sexta-feira
Foto: Washington Alves

Os Jogos Escolares Itabiranos (JEI) seguem a todo vapor com as disputas de diversas modalidades esportivas. No basquete, a final será de clássico estudantil: a Escola Estadual Zeca Amâncio (EEMZA), atual campeã do torneio e que segue invicta em 2024, vai encarar na final o Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen). 

O “derby” entre as escolas acontece amanhã (5), às 14h, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. Quem vencer a final, representará Itabira nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que será disputado em maio. 

Neste ano, o JEI reuniu mais de 70 atletas na disputa do Módulo II, com seis escolas participando do evento esportivo: Colégio Tiradentes, Objetivo, Auge, Didi Andrade, EEMZA e Premen.

Luciano Carvalho, treinador da EEMZA, projeta um grande confronto na final entre dois dos times de maior tradição da modalidade. Além de técnico da escola localizada na região central de Itabira, Luciano faz parte da delegação itabirana de basquete, que em 2023 ficou na quarta colocação no JEMG. 

Para ele, o mais importante é a formação dos jovens enquanto atletas e cidadãos: “Nós construímos grandes atletas para todas as escolas, através do Projeto Educação e Cidadania. Graças a Deus, como treinador, venho observando jovens atuantes, disciplinados, que tem se despontado dia-a-dia. Mais uma vez nossa cidade será bem representada no JEMG”.