Furto de cabos em estação do Saae pode deixar 11 bairros sem água em Itabira nesta quarta-feira
A previsão é que o abastecimento gradativo nestes bairros inicie-se durante a tarde
Mais uma vez as estruturas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira foram alvo de vandalismo. Durante a madrugada desta quarta-feira (17), o painel elétrico do poço 01 da Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Fontes teve cabos furtados. Com isso, o abastecimento em 11 bairros podem ser prejudicado: Alto Boa Vista, Alto Pereira, Caminho Novo, Giannette, Moinho Velho, Pará, 14 de Fevereiro, Vila Amélia, Vila Cisne, Vila Paciência, Vila São Joaquim e Vila Técnica do Areão.
A previsão é que o abastecimento gradativo nestes bairros inicie-se durante a tarde. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e um boletim de ocorrência está sendo confeccionado. Vale lembrar que a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao município, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.
Em nota, o Saae afirmou que “condena veementemente todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público e trabalha para restabelecer o abastecimento de água nos bairros afetados”.
Orientações
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente da autarquia é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.