Tempestade solar provoca aurora boreal e austral ao redor do mundo
Maior tempestade solar registrada em 20 anos colore o céu em várias regiões do planeta.
A maior tempestade solar dos últimos 20 anos atinge a Terra e provoca espetáculo de luzes coloridas nos dois hemisférios do planeta. Em uma escala de G1 a G5, o fenômeno geomagnético registrado na noite da última sexta-feira (10) foi classificado como G4 e iluminou o céu de grande parte da Europa, Estados Unidos, Argentina e Chile.
De acordo com o Serviço Meteorológico da Argentina a noite foi “histórica”. Os especialistas contam que a aurora austral nunca tinha sido observadas tão ao norte do Pólo Sul. No Chile, as luzes foram vistas na região de Los Lagos e na Patagônia Chilena.
Já nos Estados Unidos, foi a primeira vez desde janeiro de 2005 que o Centro de Previsão do Tempo Espacial (NOOA, sigla em inglês) emitiu um alerta de tempestade severa.
As tempestades solares são denominadas de acordo com o hemisfério em que ocorrem. A aurora boreal é observada do hemisfério norte e a austral, do sul.
O fenômeno é causado por erupções solares que liberam muita energia em direção aos planetas. As explosões que injetam bilhões de toneladas de plasma quente podem atrapalhar o funcionamento das redes de energia e de sistemas de comunicação via satélites, mas na maioria dos casos, provocam somente um espetáculo de luzes coloridas no céu.