Massa de ar frio diminui onda de calor em Belo Horizonte nesta semana; saiba mais
Até esta terça-feira, uma massa de ar seco mantém os índices de umidade relativa do ar baixos, em torno de 30%
Belo Horizonte está sob alerta de onda de calor até essa terça-feira (14), mas a população da capital mineira deve ver as temperaturas caírem diante de uma massa de ar frio que vai passar por Minas Gerais. Até amanhã, a atuação de uma massa de ar seco e quente provoca a ocorrência de onda de calor, baixa umidade do ar e registros de temperaturas em torno de 30 °C, principalmente no período da tarde.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento de uma frente fria pelo oceano em direção as imediações do litoral da Região Sudeste, intensifica o transporte de ar quente e seco da Região Centro-Oeste para a Região Sudeste, o que tende a manter as temperaturas elevadas em todo o estado. A frente fria não afetará Minas Gerais, no entanto, a massa de ar frio que avançará na retaguarda do sistema, romperá a onda de calor a partir da próxima quarta-feira (15).
Já na quarta-feira, Belo Horizonte terá um ligeiro declínio na temperatura, com mínima 16°C e máxima de 28 ºC. Apesar de uma leve queda na temperatura máxima, o tempo deve continuar seco na capital mineira.
Até esta terça-feira, uma massa de ar seco mantém os índices de umidade relativa do ar baixos, em torno de 30%, no período da tarde.
10h24 – Uma massa de ar seco mantém os índices de umidade relativa do ar baixos, em torno de 30%, no período da tarde, até 18h de terça-feira (14). Redobre a sua atenção e hidrate-se. pic.twitter.com/ah0eHZKIgU
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) May 13, 2024