Nova sede do Samu é inaugurada em Itabira; confira

A sede está equipada com a Central de Geoprocessamento e Regulação, ponto de controle para gerenciamento das ambulâncias e recursos médicos

Nova sede do Samu é inaugurada em Itabira; confira
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (27), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Itabira. O equipamento de saúde está instalado na rua São Paulo, no bairro Amazonas, ao lado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em um ponto considerado estratégico para rápido acesso a qualquer ponto da cidade, em auxílio às situações de urgência e emergência.

O novo espaço conta com instalações climatizadas para a equipe de enfermeiros, técnicos, médicos e demais funcionários, com salas de farmácia, administração e demais setores. Além disso, a sede está equipada com a Central de Geoprocessamento e Regulação, ponto de controle para gerenciamento das ambulâncias e recursos médicos. A partir de fevereiro de 2025, a sede do Samu também servirá como a base de referência do Samu Regional, projeto que está sendo gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cisurg). 

Após a sua finalização, o Samu Regional será responsável pelo atendimento em 27 cidades, com bases descentralizadas em Barão de Cocais, Ferros, Guanhães, Itabira, João Monlevade, São Domingos do Prata e Rio Vermelho. “Nesta sala [de Geoprocessamento e Regulação] nós vamos poder monitorizar e regular as sete bases ao redor, com 11 ambulâncias, de forma simultânea, onde atenderemos os 27 municípios”, explicou o coordenador geral do Samu, Lucas Vasconcellos. O médico/coordenador também informou que o espaço seguirá com três ambulâncias para atendimento em Itabira, sendo duas Unidades Básicas e uma Unidade Avançada – número compatível com o porte da cidade. 

“Eu falo que o Samu, além de tudo, é um serviço de excelência, que salva vidas. Já salvamos milhares de vidas, não só em Itabira, como na região. Então, entregar uma casa nova, uma casa completamente feita e estruturada para absorver esse serviço é uma alegria muito grande para a gente, um trabalho que vem sendo feito de várias mãos”, disse a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado, durante a inauguração. 

Além dos representantes Samu e da secretaria Municipal de Saúde, também estiveram presentes autoridades políticas – como o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) – e lideranças do Hospital Nossa Senhora das Dores, do Cisurg e de outras entidades. “O Hospital Nossa Senhora das Dores tem como lema cuidar das pessoas e salvar vidas. O Samu nada mais é do que um braço estendido desse nosso propósito, onde há 19 anos estamos gerenciando com muito prazer e com muita alegria”, completou Márcio Labruna, provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, responsável pela gerência do Samu – que realiza cerca de 25 mil chamados por ano, com média de 20 atendimentos por dia na cidade.

Em sua fala, o prefeito Marco Antônio Lage destacou: “O Samu de Itabira sempre funcionou muito bem, sempre tendo junto a população uma reputação muito alta. E a gente tem que fazer isso melhorar. Estamos vendo isso aqui hoje: mais investimento no Samu, melhorias, e Itabira se preparando para ser referência regional em saúde pública”, disse, relembrando que a cidade se prepara para ser macropolo complementar em saúde.