Medalha do Dia de Minas reconhece defensores de pessoas atingidas pelo desastre-crime em Mariana

O Dia de Minas marca o aniversário da antiga capital do estado, Mariana, em 16 de julho, e é marcado por eventos cívicos em todo o estado

Medalha do Dia de Minas reconhece defensores de pessoas atingidas pelo desastre-crime em Mariana
Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em uma cerimônia solene realizada nesta terça-feira (16), o governador Romeu Zema presidiu a entrega da medalha  do Dia de Minas em Mariana. O evento comemorou os 328 anos da histórica cidade mineira e se dedicou a quem luta pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale no município.

A medalha premiou 47 pessoas neste ano, incluindo líderes políticos, representantes de instituições judiciais, jornalistas e ativistas sociais. Em seu discurso, o governador Romeu Zema enfatizou o compromisso do governo em garantir uma renegociação justa do acordo judicial, criticando a demora e a falta de agilidade até o momento.

“O desastre de 2015 deixou cicatrizes profundas que ainda precisam ser curadas de forma eficaz. É nosso dever garantir que todos os afetados sejam devidamente compensados e que a responsabilidade das empresas envolvidas seja plenamente assumida”, declarou Zema.

Dessa forma, o evento não apenas celebrou a história e a importância de Mariana para Minas Gerais, mas também reforçou a necessidade de um novo posicionamento das empresas responsáveis, como a Samarco, controlada pela Vale e BHP Billiton. A busca por uma renegociação justa continua sendo uma prioridade do Poder Público, que busca retomar as negociações em bases mais equitativas.