Bombeiros salvam vira-lata preso em buraco com profundidade de 10m em São João Del-Rei

Militares fizeram o escoramento de uma grande pedra que poderia colocar a operação em risco

Bombeiros salvam vira-lata preso em buraco com profundidade de 10m em São João Del-Rei
Foto: Divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros de São João Del-Rei realizaram, na quarta-feira (17), o salvamento de um cão que ficou preso dentro de uma antiga beta de extração de minério, no bairro Alto das Mercês. Além da profundidade do local, que é de cerca de dez metros, ainda havia o risco devido às pedras soltas que poderiam atingir a guarnição.

O sargento Bruno, chefe da equipe de salvamento, detalhou a operação de resgaste. “Nós fomos acionados ainda na noite de terça, mas, após análise, a equipe constatou que não havia condições seguras para realizar a operação no período noturno, uma vez que havia muitas pedras soltas e nenhuma visibilidade. Voltamos logo no início da manhã para dar continuidades aos trabalhos”. Ainda segundo o sargento, os militares precisaram fazer o escoramento de uma grande pedra, que poderia se soltar.

Foi elaborado um sistema de redução de forças com o uso de cordas e polias para içar os bombeiros de dentro da beta. “Em condições seguras, nós conseguimos acesso ao local onde o cão estava. Apesar de muito assustado, ele estava dócil e não ofereceu resistência quando nós o pegamos”, explica o Sargento. O animal foi colocado dentro de uma bolsa e levado para local seguro, onde ficou sob os cuidados de uma moradora da região.