Valério empata em 1 a 1 com a URT e não tem mais chances de acesso para a primeira divisão do Campeonato Mineiro
A equipe de Itabira esbarrou em velhos problemas, como a dificuldade na criação de jogadas e na falta de pontaria dos seus atacantes
Na noite deste sábado (20), o Valeriodoce Esporte Clube (VEC) foi até Patos de Minas para enfrentar a União Recreativa dos Trabalhadores (URT), ainda com o sonho de acesso para a primeira divisão do Campeonato Mineiro. Para se classificar, o Dragão precisa vencer — com uma boa margem de gols — e ainda torcer por uma combinação de resultado na última rodada.
Porém, a equipe de Itabira esbarrou em velhos problemas, como a dificuldade na criação de jogadas e na falta de pontaria dos seus atacantes, e acabou ficando no empate por 1 a 1 com os donos da casa. Com o resultado, o Valério deu adeus ao sonho de retornar à divisão do Mineiro — mas se manteve no Módulo II, podendo, assim, dar seguimento ao seu projeto de crescimento e voltar a tentar o acesso no próximo ano.
O jogo
Em um primeiro tempo movimentado, a URT abriu o placar logo aos dois minutos de jogo, após bela jogada ensaiada. Bernardo cobrou falta rasteira pra dentro da área e a zaga valeriana cochilou. Marcelinho, que não tinha nada haver com a falha, se desvencilhou facilmente da marcação e chapou de primeira para o gol.
Após a abertura do placar, a URT voltou a assustar outras duas vezes, mas Glaycon impediu as tentativas do time de Patos de Minas. Somente aos 16 minutos aconteceu a primeira chegada perigosa do Dragão: Dênis fez boa jogada pela direita e cruzou para Andrey aparecer por trás da marcação e testar firme na trave direita. Esta também foi a única ação do camisa 11, que saiu lesionado minutos depois.
Precisando de uma goleada para manter vivo o sonho do acesso, o Valério marcava as saídas de bola com linha alta, e, por isso, recebeu um presente imenso do adversário. Em uma tentativa de recuo, o jogador da URT pegou mal na bola e ela ficou limpa para Kaique dominar sozinho, arrancar e bater na saída do goleiro. A bola passou raspando ao pé da trave esquerda.
O Valério ainda tentou chegar em outras duas oportunidades, mas pecou na finalização. No fim do primeiro tempo, o jogo ficou pegado, com divididas fortes, mas sem deslealdade — e com boa atuação de Paulo César Zanovelli, árbitro mineiro que faz parte do quadro da Fifa e foi escalado para o duelo.
Segundo tempo
O gol de empate do Dragão saiu logo no início do segundo tempo. Luiz Felipe bateu falta de perna direita e a bola quicou pouco antes do goleiro encaixá-la, matando o arqueiro da URT. Sem pestanejar, minutos depois, Bernardo recebeu na entrada da área e disparou para o gol de Glaycon, explodindo uma bomba no travessão.
O jogo seguiu com descidas perigosas para ambos os lados, mas com a URT levando mais perigo claro. Em uma das chances, o atacante do time de Patos de Minas girou sozinho dentro da área e bateu forte no canto esquerdo de Glaycon — mas a bola saiu pra fora.
Marcos Valadares havia promovido a entrada do atacante Maycon, que tentou jogadas efetivas, mas acabou levando dois cartões amarelos e sendo expulso aos 44 minutos. Com um a mais e 10 minutos a serem jogados (em função dos acréscimos), a URT se lançou totalmente ao ataque, e, aos 54 minutos, quase ampliou com um chute forte de Alagoano, bem defendido por Glaycon. No fim, outros dois chutes assustaram o Dragão, mas sem entrar para a meta.
Com o apito final, o Valério encerrou sua jornada no Modulo II 2024 sem chances de acesso. A decisão vai ficar entre o Betim Futebol e a URT, na próxima quarta-feira (31), na Arena Vera Cruz, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na outra chave, Mamoré (já eliminado) enfrenta o North — o Aymorés irá folgar na rodada e torcer contra o time de Montes Claros.