Pai de Kamala Harris foi professor da Universidade de Brasília na década de 1990
O economista e professor jamaicano já lecionou no Brasil em duas oportunidades
Pai da vice-presidente americana, Kamala Harris, o jamaicano Donald J. Harris, economista, esteve por duas temporadas no Brasil, nos anos 90, em Brasília, onde apresentou seminários para professores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), na UnB (Universidade de Brasília), segundo informações do jornal “O Tempo”.
Na ocasião, Harris foi a um bar na Asa Norte da capital federal, acompanhado de estudantes, onde provou uma buchada de bode.
A presença de um homem negro e estrangeiro na UnB, de maioria branca e elitista, chamava a atenção na década de 90.
O economista é lembrado pela professora Maria Lourdes Rollemberg Mollo como uma pessoa de “sorriso fácil, de conversa gostosa, e muito simpático”, e prossegue: “Assisti a dois seminários apresentados por ele e estivemos juntos em um grupo com alunos quando ele queria experimentar uma buchada ali perto da Universidade”.
Ainda distante da vida política, Donald Harris desembarcou em Brasília em 1999 para participar do Colóquio Internacional sobre Economia Dinâmica e Política Econômica, na Face, onde apresentou seu então recente artigo “A controvérsia do Capital”. O tema direcionou sua apresentação na UnB.
Professor emérito da UnB, Joanílio Teixeira se tornou amigo de Harris e desenvolveu uma relação de proximidade, e disse sobre ele: “Durante sua passagem por Brasília, Harris ficou um tempo hospedado em minha residência. Ele também me levou para Palo Alto, Stanford, University, como pesquisador de programa de post-doctor”.
Sua filha, Kamala Harris, entrou para a história dos EUA, em 2020, ao se tornar a primeira mulher negra a se tornar vice-presidente do seu país.
Kamala tem 59 anos, foi senadora e é pré-candidata democrata indicada a enfrentar Donald Trump na disputa pela Casa Branca.
Nascida em, Oakland, Califórnia, é filha de pesquisadores imigrantes. Seu pai é jamaicano e sua mãe Shyamala Gopalan Harris, é indiana.