Na noite desta segunda-feira, convenção partidária do MDB deve oficializar Neidson como candidato a prefeito de Itabira

A candidatura do então vereador tem apoio de sete partidos e de oito dos 17 parlamentares da Câmara Municipal

Na noite desta segunda-feira, convenção partidária do MDB deve oficializar Neidson como candidato a prefeito de Itabira
Neidson Freitas durante o discurso de oficialização à sua pré-candidatura a prefeito – Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta segunda-feira (5), se encerra o prazo para que os partidos políticos oficializem os seus candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Itabira, o MDB realiza a sua convenção na noite de hoje, das 18h às 19h, na sede da legenda, em frente ao paredão da rua Tiradentes, na região central da cidade. Durante o encontro, Neidson Dias Freitas terá a sua candidatura a chefe do Executivo referendada pela sua sigla — se tornando o quarto postulante à Prefeitura Municipal.

A chapa encabeçada por Neidson Freitas terá como candidata a vice-prefeita a também vereadora Rosilene Félix Guimarães “Rose”, que já teve o seu nome aprovado na convenção do seu partido, o PSD. Além disso, juntam-se ao MDB e ao PSD nessa coligação os seguintes partidos: Cidadania, Podemos, Progressistas, PSDB e Republicanos.

Com essa coligação, Neidson passa a ter apoio da maioria dos vereadores da atual legislatura. Além dele e da Rose Félix, também compõem a aliança: Heraldo Noronha Rodrigues, Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” e Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão”, todos os três do Republicanos; e um quarteto do MDB com Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho”, Roberto Carlos de Araújo Fernandes “Robertinho da Autoescola”, Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” e Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão”.

Concorrência

Outros três candidatos a prefeito já haviam sido confirmados pelos seus partidos. O servidor público Ronaldo Antônio de Paula “Teteco”, do PRTB, foi quem abriu a série de convenções partidárias — e ele terá como vice a advogada e pastora Elaine Cristina Gomes, que é sua companheira de legenda, formanda assim uma candidatura “puro-sangue”.

Candidato à reeleição, Marco Antônio Lage (PSB) foi o segundo a ter a candidatura aprovada pelo partido, assim como foi oficializada a chapa com Marco Antônio Gomes (PRD) sendo o seu vice. Eles repetem a dobradinha que saiu vitoriosa nas eleições de 2020 — e também contam com apoio do PDT, Solidariedade e das federações PSOL/Rede Sustentabilidade e PT/PV.

Dessa forma, Marco Antônio chega para a disputa com sete dos atuais 17 vereadores apoiando a sua candidatura. Três deles do PSB: Bernardo de Souza Rosa, Marcelino Freitas Guedes e Reinaldo Soares de Lacerda; dois do PRD: Júber Madeira Gomes e Júlio César de Araújo “Contador”; um do PDT: Carlos Henrique de Oliveira; e um do PSDB: Carlos Henrique da Silva “Carlinhos Sacolão”.

O terceiro candidato a prefeito confirmado foi João Izael Querino Coelho, que disputará o pleito de outubro pelo PMN. O empresário Pedro Fortunato “Olintão”, filiado ao PL, será o seu vice. A chapa ainda conta com o Avante, além do apoio informal do Novo.