Belo Horizonte registra o maior intervalo sem chuva desde 2011
Com isso, BH contabiliza 115 dias consecutivos sem chuva, o maior intervalo sem chuva desde 2011
A última vez que Belo Horizonte registrou chuva foi no dia 19 de abril deste ano, há mais de 4 meses. Desde então, a população da capital mineira não vê uma gota de água caindo do céu. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (12).
Com isso, Belo Horizonte contabiliza 115 dias consecutivos sem chuva, o maior intervalo sem chuva desde 2011. E não há previsão de que o cenário climatológico vai melhorar na capital mineira. Segundo a previsão do Inmet, agosto deve ter chuvas próximas e abaixo da média climatológica na região Sudeste.
A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas, além do aumento de doenças respiratórias.
Inclusive, a massa de ar seco e frio persiste atuando sobre Minas Gerais, mantendo condições favoráveis para baixas temperaturas pela manhã, principalmente no centro-sul e oeste mineiro.
Por falar em frio, no último domingo (11), foram registradas as menores temperaturas do ano na capital, 9,4ºC na estação automática do
Cercadinho.