Eleição 2024: registro de candidaturas pode ser feito até 15 de agosto

Os quatro candidatos a prefeito de Itabira já fizeram o seu registro junto à Justiça Eleitoral

Eleição 2024: registro de candidaturas pode ser feito até 15 de agosto
Pesquisa DATATEMPO foi realizada entre 2 e 6 de setembro de 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O conteúdo continua após o anúncio


Partidos, coligações e federações tem até o dia 15 de agosto para solicitar o registro das candidatas e candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2024. Os pedidos de registro poderão ser feitos por transmissão pela internet, até as 8h da próxima quinta-feira; ou gravados em um pendrive, para entrega no cartório eleitoral de cada município, até às 19h do mesmo dia.

Os partidos, coligações e federações deverão elaborar um Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) para cada cargo que pretendam disputar. O Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) deve conter os dados e a foto de cada candidato, assim como os documentos exigidos pela legislação eleitoral.

Os documentos necessários ao registro, DRAP e RRC devem ser preenchidos no Sistema CANDex. Os pedidos de registro serão julgados por um juiz eleitoral em cada município.

Em Itabira

Os quatro pré-candidatos a prefeito de Itabira já fizeram o seu pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitora. João Izael Querino Coelho (PMN), que tem como candidato a vice Pedro Fortunato “Olintão” (PL), vai concorrer pela coligação “Itabira em Boas Mãos”; Marco Antônio Lage (PSB), que repete a dobradinha com Marco Antônio Gomes (PRD), tentará a reeleição pela coligação “Nossa Bandeira é Itabira”.

Já Neidson Dias Freitas (MDB), que terá como vice Rosilene Félix Guimarães “Rose” (PSD), sairá pela coligação “Frente Itabira para os Itabiranos”. Enquanto que Ronaldo Antônio de Paula “Ronaldinho Teteco”, com Elaine Gomes de vice, encabeça uma chapa “puro-sangue”, sem apoio de outros partidos além do seu, o PRTB.