Itabirana Polly Rioga foi a vencedora do concurso Miss Tattoo Brasil 2024
A miss, que também é tatuadora, valoriza as belezas de Itabira em seu trabalho artístico
A tatuadora itabirana Polly Rioga foi eleita Miss Tattoo Brasil 2024 no último mês de agosto. O concurso foi disputado de forma online. A itabirana também conquistou o Tattoo Week, no Rio de Janeiro, no início do ano. O evento, a maior convenção de tatuagem do mundo, acontece três vezes ao ano e é direcionado a profissionais e apreciadores da tatuagem.
O concurso Miss Tattoo reúne personalidades tatuadas com o objetivo de valorizar a inclusão e a diversidade. A banca de jurados é composta por personalidades desse meio artístico. A competição visa também reduzir o preconceito na sociedade. Durante o evento, os componentes do júri avaliam critérios de beleza, postura, relação com a arte, criatividade, quantidade de tatuagens, estilo, atitude e personalidade dos participantes.
Polly conheceu o Miss Tatto muito antes da sua participação no concurso. “Eu conheci o contexto do Miss Tattoo através de uma convenção de tatuagem, em Belo Horizonte. Sempre fui apaixonada por tatuagens. Quando fui a uma convenção pela primeira vez, ainda não era tatuadora e tinha poucas tatuagens em meu corpo. Fiz uma imersão naquele ambiente, repleto de conhecimento. Isso tornou possível conhecer diversos profissionais muito bacanas. Já havia ido ao BH Tattoo duas vezes, quando vi uma chamada para o Miss Tattoo. Minha família, meu marido e alguns amigos me incentivaram muito a participar. Inclusive, no início, eu achava que não seria possível, que eu não conseguiria. Então, pude trabalhar várias características em mim e me apaixonar por todo esse movimento”, salienta .
Rioga destaca as suas experiências em diversos concursos da arte. “Ganhei o título de Miss Simpatia Tattoo Week no Rio de Janeiro, em janeiro. Espero participar em São Paulo novamente, em novembro. Fora essa experiência presencial, participei de três concursos online. Um evento temático de Halloween, onde fui eleita a 2° Miss Tattoo e participei de uma seleção no Miss Tattoo Floripa, além do Miss Tattoo Brasil, onde fui coroada em 1° lugar. Tenho um troféu de 1° lugar como tatuadora também, na categoria de tatuagens com traços finos ou “Fineline”,
A itabirana comemora a conquista da coroa de miss. “É difícil colocar em palavras. Era um sonho ser coroada 1° Miss Tattoo, é muito amor envolvido. Poder representar a mulher tatuada brasileira torna toda a experiência ainda mais especial. Acredito muito nesse evento e o quanto que ele valoriza a tatuagem e a mulher tatuada. Representar a mulher brasileira é bem difícil, em toda sua diversidade. Hoje, tenho cerca de 80 a 85% do corpo tatuado. E, sem dúvidas, tudo mudou. Ao me olhar no espelho e ver como me vejo no mundo. Então quis mostrar um pouco de mim, um pouco de alguns pontos importantes da minha cidade para ilustrar um vídeo que buscou celebrar a mulher brasileira. Mulher essa que pode ser o que quiser. Diversas cores, alturas e corpos, femininos, masculinos, sem gênero ou todos juntos. Pode ser elegante, divertida, séria e desprendida. Pode ser diversa, plural e sempre uma obra prima. Itabira é uma cidade pequena a 100 km de Belo Horizonte. O nome “Itabira” se origina da antiga língua tupi, significando “pedra que brilha”, que por conta do minério de ferro, seu pico brilhava ao ser visto de longe. Assim a cidade foi berço da Vale e do nosso querido poeta Carlos Drummond de Andrade. Espero poder ser essa pedra que brilha, e possa, com muito amor, representar algo tão importante e especial, as mulheres tatuadas. Quero mostrar para meninas de cidades pequenas como eu, que elas podem sonhar e realizar coisas grandes, que elas podem ser tudo o que quiserem, independentemente de onde elas venham ou de como são. Basta acreditar em si mesmas e em seu brilho. Sem dúvida é uma honra ser Miss Tattoo Brasil, de Itabira para o Brasil e, quem sabe, do Brasil para o mundo!”, prevê Polly Rioga.