Mutirão de cirurgias ginecológicas atendeu mais de 50 mulheres no Hospital Carlos Chagas

Essa foi a quarta edição da iniciativa, totalizando 162 mulheres operadas entre os meses de maio e setembro deste ano

Mutirão de cirurgias ginecológicas atendeu mais de 50 mulheres no Hospital Carlos Chagas
Foto: Arquivo/DeFato

Na última semana o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), realizou mais uma edição do mutirão de cirurgias ginecológicas. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, beneficiou 59 mulheres nesta edição.

Essa foi a quarta edição da iniciativa, totalizando 162 mulheres operadas entre os meses de maio e setembro deste ano. Durante os três dias foram realizados vários procedimentos cirúrgicos, dentre eles: histerectomia total, histerectomia vaginal, tratamento cirúrgico de incontinência urinária, histeroscopia, colpoperineoplastia, laqueadura tubária, exérese de cisto vaginal, miomectomia, ooforectomia e hipertrofia dos pequenos lábios.

Antes de serem submetidas às cirurgias, as pacientes passaram por um processo de avaliação no HMCC, incluindo consultas multidisciplinares, exames clínicos e diagnósticos, todos viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos esses procedimentos visam garantir a saúde e bem-estar das pacientes. “Penso que todo ser humano tem como missão ajudar ao próximo. Como médico temos o dever de melhorar a vida de quem nos pede ajuda. E com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores cirúrgicos, anestesistas, e o administrativo hospitalar, todos na mesma direção, no caminho do bem, podemos fazer a diferença”, destaca o médico Maurício Bechara Noviello, responsável pelas cirurgias do mutirão.

O Hospital Municipal Carlos Chagas

Gerido pela Fundação São Francisco Xavier desde 2016, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) é classificado como hospital geral e referência para uma população de 225 mil habitantes de 13 municípios da microrregião onde está inserido. O HMCC é responsável por 55% das internações em Itabira e está classificado como Organização Social de Saúde (OSS) pela Secretaria Estadual de Saúde.

O hospital conta com 119 leitos, sendo 20 leitos de UTI. Com uma equipe de 153 médicos, o HMCC atende às áreas de ambulatório, internação, UTI, maternidade, pediatria, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico, destinado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui profissionais com diversas especialidades, entre elas clínica médica, cirurgia, anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, reumatologia, hematologia, terapia intensiva, colonoscopia, radiologia, ecocardiografia, oftalmologia. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar e administrativa formada por 500 colaboradores.