João Monlevade intensifica ações de combate e prevenção contra a sífilis em outubro

A campanha visa conscientizar a população sobre a doença, destacando prevenção, diagnóstico e tratamento

João Monlevade intensifica ações de combate e prevenção contra a sífilis em outubro
Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realiza, durante todo o mês de outubro, uma campanha de conscientização de combate à sífilis. A ação busca alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença, com ênfase nos cuidados com a sífilis congênita — quando a doença é transmitida de mãe para filho durante a gestação.

A campanha teve início no dia 3 de outubro, com uma ação de testagem na Policlínica, no bairro Belmonte. Desde então, diversas atividades educativas e de conscientização foram promovidas em locais estratégicos da cidade. No dia 8, a Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, no bairro Vila Tanque, recebeu as equipes da Secretaria de Saúde. Já no dia 10, foi a vez do campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Loanda, onde as atividades ocorreram entre 17h e 21h.

A programação inclui ainda o treinamento para enfermeiros e médicos da atenção primária à saúde, que acontecerá no dia 25 de outubro, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), no bairro Aclimação, das 13h às 17h.

Outras atividades estão previstas para o dia 28, na Faculdade Rede Doctum, e a campanha será encerrada no dia 31 de outubro, com uma ação no CSU Loanda, das 7h às 10h30.

A campanha tem como objetivo principal diminuir os índices de sífilis no município, promovendo o acesso ao diagnóstico gratuito e orientação para tratamento adequado.