Itabira se despede da ex-vereadora Nitinha Drummond; Prefeitura decreta luto oficial de três dias
Ex-parlamentar foi uma das pioneiras na Câmara Municipal e destacou-se em ações sociais
Itabira está de luto. Emerenciana “Nitinha” Drummond Lage, uma das primeiras mulheres a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, faleceu na última quinta-feira (28), aos 90 anos, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Lutando contra o câncer há anos, Nitinha marcou sua trajetória pública pela dedicação às causas sociais e culturais.
Uma pioneira na política local
Nitinha integrou a legislatura de 1983-1988, ao lado de Edwiges Maria Barbosa Silva, a Dona Dudu. Antes delas, apenas Regina Maria Pinto Coelho havia ocupado um assento na Câmara de Itabira.
Durante seu mandato, Nitinha Drummond foi coautora do projeto de lei que nomeou uma avenida em homenagem a Carlos de Paula Andrade, pai do poeta Carlos Drummond de Andrade. Em resposta, o renomado poeta agradeceu à prima nas páginas do jornal “O Cometa”, em 1983.
Legado de solidariedade
Mesmo enfrentando o câncer, Nitinha nunca deixou de apoiar outras pessoas em tratamento. Além disso, Nitinha atuou como voluntária no grupo de Brinquedistas do HNSD, levando alegria às crianças internadas.
A Associação Oncoviva destacou sua contribuição em nota oficial: “O brilho dos seus olhos, o calor do seu sorriso e a bondade de sua alma ficarão marcados em nossos corações. A sua partida é, sem dúvida, uma grande perda”.
Homenagem e despedida
Viúva de Geraldo “Canário” Lage, Nitinha Drummond deixa oito filhos, 16 netos e um bisneto. O corpo será velado nesta sexta-feira (29), no Memorial Santa Terezinha, das 8h às 14h, com sepultamento no Cemitério da Paz logo após.
A Prefeitura de Itabira decretou luto oficial de três dias. Nitinha também teve uma longa carreira como servidora pública, atuando na Assistência Social e colaborando com entidades como a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD) e o Lar de Ozanan.
Confira na íntegra a nota de falecimento publicada pela Prefeitura de Itabira:
“A Prefeitura de Itabira declarou luto oficial de três dias em função da morte de Emerenciana Drummond Lage, ocorrido nesta quinta-feira (28). O decreto será publicado no Diário Oficial do Município de amanhã.
Nitinha Drummond, como era conhecida, foi servidora pública até o ano de 1998, dedicando-se à Assistência Social; foi vereadora por seis anos; e integrou entidades como a Irmandade Nossa Senhora das Dores, a Associação dos Produtores Rurais de Itabira, Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor e o Lar de Ozanan.
A Prefeitura lamenta profundamente o falecimento e se solidariza a parentes e amigos neste momento de dor”.