Atlético se prepara para a final da Libertadores
Final inédita define grande campeão da Libertadores 2024
Atlético e Botafogo se enfrentam na tarde deste sábado, 30, pela final da Copa Conmebol Libertadores 2024. O estádio Monumental de Nuñez, com capacidade superior a 80 mil espectadores, recebe o confronto inédito que consagrará uma das equipes com o grande título do futebol masculino de nosso continente.
O Atlético busca o seu segundo título continental onze anos depois da vitória contra o Olímpia, no estádio Mineirão. Já o Botafogo realiza a sua primeira final continental, com expectativas de conquistar um título inédito. Ao longo da atual temporada, as duas equipes trilharam caminhos distintos até se encontrarem no grande jogo do ano. O Atlético foi mineiro e vice-campeão da Copa do Brasil. Atualmente, é o 10ª colocado no Campeonato Brasileiro. Já o Botafogo, líder do Brasileirão, foi eliminado na primeira fase do Campeonato Carioca e derrotado pelo Bahia nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Prováveis escalações
A expectativa dos jornalistas que participam da cobertura é que Gabriel Milito escale o seguinte time para a partida de hoje: Everon; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso; Guilherme Arana, Alan Franco, Fausto Vera e Gustavo Scarpa; Paulinho, Deyverson e Hulk. Já o Botafogo deve ir a campo com: John; Alex Telles, Alexander Barbosa, Adryelson, Vitinho; Marlon Freitas, Gregore, Almada, Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus
Atlético x Botafogo: Confrontos marcantes na história do futebol
Neste ano, Galo e Botafogo enfrentam-se pela primeira vez em uma grande final. No entanto, podemos destacar alguns duelos marcantes do confronto entre as duas equipes
Em 1971, pelo triangular final do Campeonato Brasileiro, o time mineiro contou com a estrela de Dadá Maravilha, que marcou o gol da vitória por 1 a 0, garantindo o primeiro título brasileiro da história do Atlético. Anos depois, já em 1993, os dois clubes voltaram a se encontrar em partida decisiva pela semifinal da Copa Conmebol. Nessa ocasião, o Botafogo foi o vencedor. Na grande final, o clube carioca derrotou o Peñarol, conquistando o título.
Nos mata-mata, Botafogo leva vantagem
O único confronto de nível sul-americano entre os dois se deu em 2011, quando o Botafogo venceu as duas partidas, eliminando o time mineiro. Pela Copa do Brasil, nas três ocasiões em que se enfrentaram o Botafogo foi o vencedor: em 2007, 2008 e 2013.
Em toda a história, Atlético e Botafogo se enfrentaram 115 vezes. São 52 vitórias para os cariocas, 36 para os mineiros e 27 empates. Hoje, em Buenos Aires, realizam o mais importante de todos eles, o vencedor será o campão da América. A partida será realizada neste sábado, 30 de novembro, às 17h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Rede Globo, ESPN e Paramount+.