Passagens de ônibus metropolitanos têm aumento na Grande BH

O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação

Passagens de ônibus metropolitanos têm aumento na Grande BH
Foto: Agência Minas

As tarifas do transporte coletivo que atende os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte sofreram reajuste e o novo valor começou a valer desde as 0h desta quinta-feira (9). A passagem dos ônibus metropolitanos sofreu um reajuste de 6,49% que já está valendo e impactando o bolso dos usuários.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que recebeu o pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras, mas que autorizou um aumento de 6,49%. Com isso, o valor da tarifa preponderante passou de R$ 7,70 para R$ 8,20.

“O reajuste é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”, informou a Seinfra.

O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo cerca de 650 mil usuários diariamente.