Cotado, comandante da PM diz que toparia Secretaria de Ordem Pública

Tenente-coronel Júlio Maria Abílio esteve na Câmara Municipal de Itabira nesta terça-feira

Cotado, comandante da PM diz que toparia Secretaria de Ordem Pública

Depois de 30 anos dedicados à Polícia Militar, o comandante do 26º Batalhão de Itabira, tenente-coronel Júlio Maria Abílio, foi para a reserva da corporação nesta terça-feira, 26 de agosto. No entanto, vai continuar à frente da PM até que um sucessor seja indicado. Aposentado, porém, o policial pode nem ter tempo para descansar, já que é um dos cotados para assumir a recém-criada Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Em visita à Câmara Legislativa de Itabira nesta terça-feira, quando comunicou a aposentadoria aos vereadores, o comandante comentou da possibilidade de ser secretário e falou que toparia. “Estou à disposição. Se meu nome for indicado e acharem que eu tenho competência para isso… Eu quero uma cidade melhor, porque eu escolhi morar aqui. Então, se meu nome for escolhido e acharem que eu tenho competência, a gente vai ver qual é a dinâmica e o que precisa ser feito”, afirmou, dizendo ainda que visão organizacional da PM pode ajudá-lo no cargo.

Júlio Abílio ressaltou que não houve um convite do prefeito Damon, mas apenas especulações. “Tem um zum zum zum de corredor, né. Mas convite oficial não partiu do prefeito. Se me chamar, estou à disposição para trabalhar. E se acontecer, a gente quer dar uma cara melhor para a cidade, com certeza”, concluiu. 

Homenagem

O vereador Lado de Dona Dudu (PMDB) convidou o PM para que fizesse o uso da tribuna, uma vez que na data ele completa 30 anos na corporação militar. O comandante falou sobre sua vida profissional e ascensão até chegar ao cargo que ocupa atualmente. Júlio Abílio é comandante do 26º Batalhão há um ano, 6 meses e 7 dias, como fez questão de frisar.

O militar lembrou a época em que chegou à Itabira e disse que olharia para a cidade como um solo sagrado. Mesmo na reserva, ele e a família continuarão residindo em Itabira. Julio afirmou que até passar oficialmente o cargo ao sucessor andará fardado e que assim que ‘pendurar o coturno’ continuará servindo à cidade no que for necessário. Entre as muitas palavras, ele finalizou: “Gosto mais de ajudar do que ser ajudado”.

Todos os vereadores se manifestaram com discursos elogiosos ao comandante. Ele é natural da cidade de Manhuaçu e começou o trabalho na corporação em 1984.