Prefeito de Ouro Preto faz visita técnica às obras de restauração da estação ferroviária de Engenheiro Corrêa

No novo ambiente funcionará uma biblioteca para a comunidade realizar atividades recreativas e culturais

Prefeito de Ouro Preto faz visita técnica às obras de restauração da estação ferroviária de Engenheiro Corrêa
Foto: Ane Souz

O terminal ferroviário de Engenheiro Corrêa está em processo de restauração. O espaço conta com o prédio da estação, as plataformas e a caixa d‘água que serão adaptados para o funcionamento do Centro Cultural Comunitário do distrito.

No novo ambiente irá funcionar uma biblioteca para a comunidade poder realizar atividades culturais e recreativas, além de aproveitar toda a área externa, que também será revitalizada.

O prefeito Angelo Oswaldo (PV) ressalta a importância da restauração: “uma obra muito importante, uma grande conquista que sonhamos juntos e virou realidade”, avalia. Nascida em Engenheiro Corrêa, a vice-prefeita Regina Braga (PSD) também celebrou a conquista. “O distrito começou aqui, nosso coração está aqui nesta estação”, afirmou.

A recuperação do terminal ferroviário conta com patrocínio master do Grupo Herculano e patrocínio do Grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, com gestão da Holofote e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

Restauração

Construído no final do século XIX, o prédio da estação estava abandonado. O telhado havia desabado e as paredes estavam com grandes rachaduras, colocando em risco toda a estrutura histórica. Com a restauração em andamento, as paredes estão com escoramento e o reforço estrutural foi iniciado.

Estão previstas a recuperação da sustentação de alvenaria, telhado, forro, piso e iluminação. O prédio terá sistema de segurança eletrônica e de prevenção a incêndios. Na área externa, um jardim será construído. A fonte que existia no local e a caixa d’água serão recuperadas.