Marcos Alcântara e secretário de Cultura de São Fidélis discutem políticas públicas e literatura

Encontro aconteceu durante as celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade e incluiu doação de livros à biblioteca municipal

Marcos Alcântara e secretário de Cultura de São Fidélis discutem políticas públicas e literatura
Foto: Arquivo pessoal
O conteúdo continua após o anúncio


Durante as comemorações da tradicional festa de São Fidélis, o gestor cultural e escritor Marcos Alcântara, que até o ano passado ocupava o cargo de superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira, se reuniu com André Morais, secretário municipal de Cultura e Turismo de São Fidélis, no Rio de Janeiro. No encontro, eles debateram políticas culturais, literatura e o fortalecimento da produção artística local.

Entre os assuntos abordados, estiveram a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a continuidade da Lei Rouanet, o papel dos eventos culturais como vetor de desenvolvimento econômico e a criação de corpos artísticos permanentes para fomentar atividades como teatro, música e dança.

Marcos Alcântara realizou ainda a doação de exemplares de seus livros “Um Minuto de Atenção por Favor” e “Relicário à Biblioteca Municipal Corina Peixoto”. Também foram entregues obras relacionadas ao poeta Carlos Drummond de Andrade e à cidade de Itabira, como “Canto Mineral”, ilustrado por Carlos Bracher, e “A Concessão Itabira Iron”, de Clodomiro de Oliveira.

O secretário André Morais destacou a importância de ações que incentivem a formação de leitores e a valorização da cultura local por meio de políticas públicas estruturadas.