Cúpula nacional do PSB quer Marco Antônio Lage como deputado federal em 2026

Prefeito de Recife, João Campos aproveitou sua passagem por Minas Gerais para convidar o itabirano a se candidatar nas próximas eleições

Cúpula nacional do PSB quer Marco Antônio Lage como deputado federal em 2026
João Campos (à esquerda) e Marco Antônio Lage (no centro) – Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


Em 2026, os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos presidente, vice-presidente, senadores e deputados estaduais e federais. Atento às eleições do ano que vem, o prefeito de Recife (PE), João Campos, que assumirá como presidente nacional do PSB, já começa as tratativas para montar a chapa de candidatos ao Congresso Nacional. Conversas de bastidores indicam que o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, é um dos desejos do partido para a disputa.

Na semana passada, João Campos esteve em Belo Horizonte para participar do Congresso Estadual do PSB. Segundo informações apuradas pelo portal DeFato Online, o pernambucano aproveitou a ocasião para tentar convencer Marco Antônio Lage a aceitar o desafio de concorrer ao cargo de deputado federal. O prefeito de Itabira teria escutado o convite, mas sem definir se aceitará ou não — mantendo o discurso de cumprir até o final o seu mandato à frente do Executivo itabirano.

“Porque Minas tem a potencialidade do Brasil, mas tem a mistura brasileira, tem a mistura de um Estado que une o Brasil. Saudar Marco Antônio Lage, que, com certeza, aqui nos alegra com a sua presença e quem sabe não vai trocar o desafio de uma prefeitura por um mandato federal também, e a gente pode estar aqui na torcida”, declarou João Campos durante o congresso.

“Minas tem a obrigação de produzir novas lideranças, de poder ter gente que seja respeitada no Brasil inteiro. Eu fui candidato a deputado federal no meu Estado [Pernambuco] em 2018 e sei da importância de a gente ter boas candidaturas colocadas, uma boa chapa construída, com competitividade, tendo pessoas de mandato, mas tendo também um compromisso de eleger pessoas que ainda não têm mandato e que podem e devem estar na Câmara dos Deputados”, completou.

A cúpula nacional do PSB mira uma possível candidatura de Marco Antônio Lage por entender que ele possuí chances reais de eleição e pode ajudar a alavancar a chapa de candidatos do partido à Câmara dos Deputados. Esse entendimento passa pelo desempenho recente do itabirano nas urnas, que obteve a sua reeleição com 76,13% dos votos — se tornando o prefeito mais bem votado da história de Itabira e o segundo a conseguir uma reeleição na cidade.

Além disso, Marco Antônio Lage foi eleito presidente da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil) em janeiro deste ano para o biênio 2025-2027, dando início a uma nova fase da instituição, que recentemente inaugurou sede própria em Brasília.