Cavaleiros chegam a Bom Jesus do Amparo no primeiro dia da Festa do Tropeiro

Cerimônia de abertura conta com homenagens, público lota cidade e cavaleiros seguem para Ipoema neste sábado (10)

Cavaleiros chegam a Bom Jesus do Amparo no primeiro dia da Festa do Tropeiro
Foto: Ramon Agostinho/DeFato Online

Os cavaleiros que participam da 4ª edição do Festival da Cultura Tropeira chegaram na noite desta sexta-feira (10) ao Parque de Exposições Tiné Motta, em Bom Jesus do Amparo, marcando o encerramento do primeiro dia da tradicional cavalgada. A cerimônia de abertura do evento começou às 20h e contou com shows da dupla Isac e Jucelmo, além do cantor Gustavo Dias e Banda.

As tropas saíram pela manhã de Santa Bárbara, após a bênção concedida em frente à Igreja Matriz. O trajeto de cerca de 53 km refaz parte do percurso histórico do tropeirismo em Minas Gerais, desta vez em ordem inversa à rota tradicional, que iniciava em Ipoema e seguia até Santa Bárbara com mercadorias transportadas por mulas.

“É uma história antiga, de trabalho das pessoas daqui. Bom Jesus já era um ponto de parada antigo, onde tomavam café, desarreavam os animais e descansavam para seguir viagem até Santa Bárbara. Hoje estão fazendo o inverso”, explicou o prefeito de Bom Jesus do Amparo, Wanderlei Ribeiro.

Os cavaleiros começaram a chegar por volta das 19h e muitos irão pernoitar em acampamentos no próprio parque. Segundo o prefeito Wanderlei, hotéis, pousadas e casas de aluguel ficaram totalmente ocupados neste primeiro dia de festa. O tropeiro Claudio Gonçalves Santos compartilhou a experiência de fazer o percurso com familiares e amigos.

“Nós gastamos, hoje, em torno de 6 horas, ao menos. Paramos na estrada, churrascamos. Somos um grupo só de família e amigos e a gente sempre vem, é tradição nossa”, contou.

O festival continua neste sábado (10), com a última etapa da cavalgada até o Museu do Tropeiro, em Ipoema, distrito de Itabira. A chegada está prevista para 13h. A programação segue de noite com apresentações de Lara Drummond e Bruna Viola, no Campo do Aliança.