À véspera da estreia, clima de Copa fica mais forte em Itabira

Ruas começam a ganhar “ares” de Copa do Mundo

À véspera da estreia, clima de Copa fica mais forte em Itabira

A Seleção Brasileira de Futebol entra em campo nesta quinta-feira, 12 de junho, na Copa do Mundo para tentar o hexacampeonato. Apesar de algumas decorações ainda “tímidas”, aos poucos o tom verde-amarelo vai tomando conta de Itabira. Ruas, casas e lojas recebem as cores verde e amaralo e esquentam o clima na terra de Drummond.

No bairro Bela Vista, calçadas e praças foram decoradas. Dois pintores trabalharam neste final de semana para deixar o centro comercial do bairro com a alegria típica da época. Segundo a atendente de uma lanchonete, em apenas dois dias, eles deram conta de pintar várias calçadas, algumas árvores e ainda bandeiras no chão. Os comerciantes também colocaram bandeirolas suspensas, unindo uma casa à outra. Em outros bairros também já é possível ver as manifestações.

Para o comerciante Daniel Ramalho, a ornamentação é válida. Ele, que com a aproximação da Copa se dedicava a decorar sua rua, diz que atualmente não faz por causa da falta de tempo. “Mas eu acho muito legal. É um incentivo para o povo, pois as pessoas entram no clima da Copa. Quando eu era mais novo pintava, decorava, mas hoje não dá mais tempo”, diz.

Projeto Copa do Mundo

Desde o mês de fevereiro, todas as escolas municipais de Itabira estão envolvidas no “Projeto Copa do Mundo”. Alunos do 6º ao 9º ano e estudantes do EJA das escolas estaduais Professora Antonina Moreira e José Gomes Vieira desenvolveram, durante as aulas, diversos trabalhos voltados ao tema Copa do Mundo. Cada professor trabalhou a temática dentro de suas habilidades.

Foram utilizados materiais reciclados como isopor, pet, papel, tecidos, madeiras, tampinhas, jornais e revistas. O resultado é a produção de painéis com a bandeira do Brasil e dos países participantes da competição, além de caricaturas dos jogadores, estandartes e outras ornamentações.

Para a coordenadora de artes Ana Lúcia da Silva Araújo, o projeto ressalta a comemoração e leva o conhecimento de outras culturas. “A primeira coisa é mostrar para o aluno que a gente aprende com o que tem, com os recicláveis. E também aproveitar este momento para diversificar as aulas e conhecer diferentes culturas, valorizando o trabalho em equipe”, afirmou. Também participaram do desenvolvimento as coordenadoras Sônia Aparecida Barros Vaz e Jucimaria Duarte (inglês) e Elizabeth Mendes (Educação Religiosa).

Os objetos serão expostos na Casa do Aprender, na avenida das Rosas. Informações sobre visitação, no período da tarde pelo telefone: (31)3831-6330.

Trincheira em João Monlevade

A trincheira localizada entre a sede da Polícia Militar e a entrada do bairro São Benedito recebeu as cores da bandeira do Brasil. Em verde e amarelo, o serviço mantém as cores originais das paredes e grades. A equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de João Monlevade está realizando revitalização da pintura.