OAB Itabira promoveu debate sobre mineração e sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

O evento registrou expressiva participação, com destaque para a presença de estudantes de Direito das faculdades da região

OAB Itabira promoveu debate sobre mineração e sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente
Foto: OAB/Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente foram promovidas diversas ações de conscientização em todo o país. A OAB Itabira realizou, na noite da última terça-feira (03/06), o evento “ Direito Ambiental e Mineração: Estratégias Para a Proteção do Meio Ambiente”. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, reuniu profissionais do Direito, estudantes e representantes da sociedade civil, que debateram o essencial sobre os caminhos para conciliar exploração mineral e preservação ambiental.

Promovido pela 52ª Subseção da OAB/MG – OAB-Itabira, por meio da Comissão de Direito Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento contou com os seguintes palestrantes:

Dra. Luíza Guerra – Advogada e mestra em Direito Ambiental, referência nacional em sustentabilidade e regulação da mineração. Ela abordou os desafios jurídicos da mineração em regiões ambientalmente sensíveis e o papel do Direito na mediação de conflitos socioambientais.

Dra. Larissa Santiago – Advogada, mestra em Direito Ambiental e Diretora Institucional da CAAMG (Caixa de Assistência dos Advogados), que apresentou a palestra “Governança e Proteção do Meio Ambiente: Um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável”, destacando a importância da articulação entre poder público, setor privado e sociedade civil na construção de soluções sustentáveis de longo prazo.

A presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas, destacou e reforçou o compromisso institucional da entidade com pautas que impactam diretamente o cotidiano da população:

“Discutir o Direito Ambiental de forma técnica e correta ao debater temas importantes para a realidade de Itabira é uma maneira de aproximar a OAB da comunidade e das demandas locais. O evento de hoje demonstrou como o conhecimento pode impactar a vida das pessoas. Além disso, a sustentabilidade não pode ser um discurso distante, mas uma prática em constante evolução e integração entre a comunidade, as mineradoras e o poder público.”

O evento registrou expressiva participação, com destaque para a presença de estudantes de Direito das faculdades da região, o que demonstrou o crescente interesse da nova geração jurídica por temas ligados à proteção ambiental e à sustentabilidade.

Com essa iniciativa, a OAB Itabira reafirmou seu papel como promotora de debates qualificados e seu compromisso com a formação de uma advocacia atenta às demandas sociais e ambientais contemporânea

*OAB Itabira