Judocas itabiranos vão disputar Campeonato Brasileiro
Professor Nonato, presidente Ronaldo, judoca Wender e vice-presidente Wanderley
Itabira será representada por três atletas no Campeonato Brasileiro de Judô, cuja 1ª etapa acontece no dia 12 de abril, na Arena Vivo Minas, em Belo Horizonte. Wender Henrique Lopes Madeira, faixa roxa, Mateus Braga Duque, faixa marrom, e Izabela Martins Magalhães, também faixa marrom, estarão entre os melhores do Brasil na competição que, só nesta etapa, deve reunir mais de 700 atletas.
Wender vai competir na categoria até 81 kg e Mateus e Izabela acima de 100 kg. Eles são alunos do mestre José Nonato Cunha, pós-graduado em Judô (6º grau) e árbitro internacional. Os judocas fazem parte da Região 3, que inclui atletas de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – em todo o Brasil são cinco regiões.
De acordo com o mestre Nonato, a Região 3 é a mais difícil. É onde estão os melhores atletas do Brasil. “O Minas é o clube que tem os maiores profissionais de Judô. E estão dentro da nossa região”, afirmou. Quem se classificar, vai à final, onde os cinco melhores disputam o título de campeão brasileiro.
Treinamento
Como ainda não vivem do esporte, os judocas itabiranos dividem o tempo entre o treino e o trabalho. Wender e Mateus trabalham em Itabira e treinam com o professor Nonato no Clube Atlético Itabirano (CAI). Izabela, apesar de também ser aluna de Nonato, treina em Belo Horizonte.
Wender afirma que não é fácil competir um Brasileiro. Na seletiva ele conseguiu se classificar bem, mas sabe que não encontrará moleza pela frente. Os judocas do Minas, lembra o professor, treinam de manhã, tarde e noite todos os dias. São atletas que vivem do esporte. Apesar dos desafios, os itabiranos estão confiantes em bons resultados na competição.
Filiados
Nonato tem 45 alunos no CAI. São crianças, jovens e adultos, muitos com a intenção de se tornar atletas profissionais, outros nem tanto. Aqueles que querem competir são filiados à Federação Mineira de Judô (FMJ), Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Federação Internacional de Judô (FIJ). Nonato afirma que o esporte é um dos que mais tem adeptos no Brasil e possui um papel social importante, ao ajudar jovens em situação de risco. No CAI, o trabalho conta com o apoio incondicional do presidente do clube, Ronaldo Neves, e do vice-presidente, Wanderley Moreira.
.jpg)