Artista Laz Muniz ministra oficina sobre literatura e ilustração em Itabira

O artista Laz Muniz vai ministrar, na Casa de Drummond, a oficina "Ilustração Murada", nos dias 14, 15, 22 e 29 de março. A oficina construirá uma ponte de conhecimento entre literatura e ilustração. Através do debate de um livro de Carlos Drummond de Andrade (a ser escolhido pela turma), cada um dos participantes o […]

Artista Laz Muniz ministra oficina sobre literatura e ilustração em Itabira
O artista Laz Muniz vai ministrar, na Casa de Drummond, a oficina "Ilustração Murada", nos dias 14, 15, 22 e 29 de março. A oficina construirá uma ponte de conhecimento entre literatura e ilustração. Através do debate de um livro de Carlos Drummond de Andrade (a ser escolhido pela turma), cada um dos participantes o interpretará à sua maneira, transpondo-o por completo em imagens únicas e distintas. 
 
No dia 14, sexta-feira, a oficina acontecerá de 19 às 22h30. Nos demais dias, será de 9 às 12 horas. No total são 20 vagas.
 
Laz Muniz compartilhará sua experiência sobre a ilustração e como representar as narrativas através das artes gráficas. Os trabalhos criados na oficina, para uma suposta capa de livro e suas decorrentes imagens, serão estampadas em mosaico e finalizadas no muro da fachada na própria Casa de Drummond, um espaço destinado para registro temporal. Os alunos conhecerão o processo criativo de uma ilustração, desde o entendimento da narrativa até sua concepção, criação e arte-finalização com execução prática.
 
Requisitos: Os alunos/participantes deverão ter conhecimento básico ou prática com desenho e/ou algum tipo de pintura, tal como manuseio de pincéis e tintas. O resultado final deixará um resíduo positivo visual na história da arte em Itabira através de seus aspirantes artistas por um período que marcará a parede da Casa de Drummond, como forma de contribuição direta com o poeta maior. 
 
1º período: teoria e assimilação; conhecendo a linguagem da ilustração e sua função; Demonstração de originais, apresentação áudio/visual sobre processos criativos e apresentação de outras publicações exemplares; 
 
2º período: escolha do livro/tema de Carlos Drummond de Andrade, leitura conjunta e discussão individual; sketch de produção de cada aluno sobre a execução final do trabalho; 
 
3º período: Sobre papel já dimensionado para o espaço mural a ser executada cada obra pintada, de cada aluno, todos transporão suas visões/alusões para imagens desenhadas que traduzirão em novas leituras paradoxais ao texto original da obra de Drummond, como forma de aludir e reinterpretar em ilustração cada narrativa; 
 
4º período: a execução dos trabalhos em arte-final diretamente no mural destinado em parede externa da Casa de Drummond. 
 
Inscrições e mais informações: (31) 3835-3894 – Casa de Drummond