Líder de governo afirma que câmeras serão instaladas em breve
Paulo Soares garantiu que câmeras do Olhar Atento serão instaladas em breve
O líder de governo na Câmara de Vereadores, Paulo Soares (PSB), disse que as novas câmeras do projeto Olhar Atento, prometidas pelo prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), serão instaladas “daqui alguns dias”. A afirmação foi feita durante a última reunião ordinária do Legislativo, na terça-feira, 18 de fevereiro, durante debate sobre a criminalidade. Colegas do parlamentar lamentaram a repercussão estadual da violência em Itabira.
Com alta de 127% entre os anos de 2012 e 2013, Itabira foi a cidade que registrou maior aumento no índice de crimes violentos no ano passado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Minas Gerais. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e ganharam as páginas do noticiário mineiro. O Jornal Hoje em Dia, por exemplo, trouxe o tema na manchete da última segunda-feira, 17: “Itabira refém da violência”.

Ilton Magalhães (PR), Bernardo Mucida (PSB) e Geraldo Torrinha (PDT) lamentaram a situação e cobraram soluções do prefeito Damon. Eles ressaltaram que a segurança pública é dever prioritário do Governo do Estado, mas não eximiram o chefe do Executivo Municipal de participação no combate à violência.
O líder de governo respondeu que as câmeras para reforçar o projeto Olhar Atento já foram licitadas e que vai haver esforço da Administração Municipal para colocá-las nas ruas o mais breve possível. Os pontos serão definidos em acordo com a Polícia Militar. “O processo já está correndo. Daqui uns dias teremos novidades”, garantiu.
Paulo, no entanto, aproveitou para defender o governo das críticas. “Segurança pública é papel do estado. O município colabora. Questionamentos devem também ser feitos ao comandante da PM”, disse.
Promessas
Segundo Damon serão instaladas mais 25 câmeras na cidade, que fazem parte de um projeto de implantação de seis portais em pontos estratégicos do município. Ainda de acordo com o prefeito, serão criadas a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais.