Filtros passam por novo método de manutenção

Um dos filtros antes do procedimento

Filtros passam por novo método de manutenção
Três filtros de areia da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos passaram por um processo de manutenção na última semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro. Para que o fornecimento de água não fosse interrompido, um filtro foi esvaziado a cada dia e os outros dois funcionaram normalmente. O novo método empregado na regeneração da areia filtrante gera benefícios econômicos e ambientais.
 
De acordo com o gerente de produção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Bento Lucino Monteiro, o procedimento vai aumentar o intervalo para a limpeza dos filtros: antes, isso acontecia diariamente; agora, será feita a cada dois dias. Outro benefício proporcionado é a economia de 480 mil litros de água em cada lavagem, já que são consumidos 160 mil litros para a limpeza de cada um. “Além disso, vai melhorar a qualidade da água filtrada, aumentar a eficiência e a velocidade do processo de filtração”, afirmou.
 
No procedimento, foram utilizados sete galões de líquido antibactericida (que fez a desinfecção dos filtros) e 56 galões de líquido desincrustante (que fez a limpeza da areia filtrante). Ao final do processo, todas as impurezas que estavam impregnadas na areia filtrante soltaram-se e foram descartadas na rede pluvial. Ressalta-se que os produtos químicos utilizados na manutenção são biodegradáveis.
 

Segundo Bento Monteiro, o investimento do SAAE para a realização dessa limpeza foi de R$ 30.500. A empresa que executou o serviço é de Belo Horizonte e os produtos vieram de Curitiba (PR). Calcula-se que a manutenção deve durar por dez anos.