Valério empata com o Nacional e dá adeus à chance de classificação

O Valério se esforçou, mas não será dessa vez que conseguirá acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro. O time itabirano empatou em 2 a 2 com o Nacional de Uberaba, no Uberabão, na tarde deste sábado, 30 de novembro, quando só a vitória interessava. Com apenas uma rodada para terminar, o Dragão não reúne […]

O Valério se esforçou, mas não será dessa vez que conseguirá acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro. O time itabirano empatou em 2 a 2 com o Nacional de Uberaba, no Uberabão, na tarde deste sábado, 30 de novembro, quando só a vitória interessava. Com apenas uma rodada para terminar, o Dragão não reúne mais condições para se classificar.
 
O VEC, que tinha 10 pontos, precisava ganhar para ir a 13. Ao final da rodada, o Funorte assumiu a liderança com 15 pontos, o CAP Uberlândia ficou em segundo com 14, Nacional logo em seguida com 13 e Montes Claros caiu para a quarta colocação também com 13 pontos. O VEC ficou na quinta posição com 11 pontos.
 
No próximo sábado, em Itabira, Valério enfrentará o CAP Uberlândia, às 17 horas. Se vencer, o Dragão chega aos mesmos 14 pontos do rival, mas iria a 3 vitórias e o time de Uberlândia já tem 4, daí a impossibilidade do acesso ao Módulo II. No mesmo dia, o Funorte enfrenta o Nacional e o Montes Claros encara o Unitri. Os dois times do Norte de Minas, o Nacional e o CAP lutam pelas duas vagas.
 
O jogo
A partida entre Valério e Nacional começou morna, com poucas finalizações e chances de gols para ambas as equipes. A inauguração do placar foi aos 40 minutos do primeiro tempo, com Tiago Resende, pondo o Dragão na frente. O artilheiro da equipe itabirana aproveitou um cruzamento e, de cabeça, não deu chances à defesa adversária: VEC 1 a 0.
 
O Valério seguia vivo até o final do primeiro tempo. Na volta dos vestiários, o Nacional partiu para cima. O goleiro Giuliano fez algumas defesas espetaculares, mas a equipe não resistiu à pressão e cedeu empate aos 16 minutos. Em um contrataque, O Naça pegou o Valério desprevenido e Dalmo aproveitou o rebote de Giuliano para deixar tudo igual.
 
O Valério sentiu o gol e o Nacional virou aos 24 minutos da etapa complementar, com Levi. Naquele momento era difícil a situação para o Dragão. O time tinha começado ganhando, havia perdido várias chances de ampliar e acabava de levar a virada – sem contar um impedimento polêmico do bandeirinha, que prejudicou o VEC num lance que poderia ter se convertido em gol ainda no primeiro tempo.
 
Àquela altura era partir para o tudo ou nada. Aos 40 minutos, Tuta, de cabeça, numa cobrança de escanteio de Luciano Mourão, empatou a partida novamente e reacendeu a esperança do torcedor. Mas era tarde demais. Fim de jogo, empate e a tristeza de mais uma vez não conseguir a ascensão.
 
O presidente do clube, Luzardo Drummond, afirmou em entrevista à Rádio Itabira que agora é trabalhar o planejamento para 2014. “Peço ao torcedor itabirano que compreenda. Precisamos sempre de apoio, mas nem sempre é suficiente para fazer um bom futebol. Futebol é caro e precisa de condição financeira”, disse.