Itabira adere ao Programa Mais Médicos
A Prefeitura de Itabira aderiu ao Mais Médicos, programa do Governo Federal que tem como objetivo levar os profissionais a regiões onde faltam médicos. Inicialmente, o programa disponibilizou as vagas para os profissionais brasileiros. Como as vagas não foram preenchidas, o Governo aceitou contratar profissionais estrangeiros para tentar sanar o problema de atendimento no país. […]

A Prefeitura de Itabira aderiu ao Mais Médicos, programa do Governo Federal que tem como objetivo levar os profissionais a regiões onde faltam médicos. Inicialmente, o programa disponibilizou as vagas para os profissionais brasileiros. Como as vagas não foram preenchidas, o Governo aceitou contratar profissionais estrangeiros para tentar sanar o problema de atendimento no país.
No último sábado, 24 de julho, começaram a chegar ao Brasil os primeiros médicos cubanos que fazem parte do programa. Ao todo, no fim de semana, desembarcaram no país os primeiros 400 médicos, de um total de 4 mil que devem ser contratados pelo Governo Federal. Até o momento, não há interessados nas vagas oferecidas por Itabira, que permanece inscrita no programa para os processos futuros.
O município possui hoje 29 Equipes de Saúde da Família, popularmente conhecidos como PSF´s. De acordo com a chefe do Departamento de Ações em Saúde da SMS, Vânia Maria Maimone Ribeiro, a falta de médicos em Itabira não é diferente dos demais municípios do país.
Das 29 unidades de saúde do município, quatro equipes estão sem médico. São elas: Santa Ruth, Pedreira 1, Gabiroba de Baixo e Ipoema. Para tentar minimizar o problema, a SMS organiza um prontoatendimento, toda semana, após as 16 horas, até que a situação seja resolvida.
Somente este ano, o Departamento de Ações em Saúde (DAS) realizou cinco processos seletivos para médicos de PSF. Um desses processos ainda está





