Propostas para melhoria do trânsito na praça Acrísio

José Luiz de Araújo trabalha no projeto desde 2000

Propostas para melhoria do trânsito na praça Acrísio

O intenso fluxo de veículos na região da praça Dr. Acrísio Alvarenga, em Itabira, mais conhecida como Praça Redonda, tem desencadeado queixas das pessoas que precisam passar pelo local. Motoristas e motociclistas enfrentam congestionamentos nas avenidas que dão acesso a ela, enquanto pedestres têm dificuldade em fazer a travessia das vias, principalmente nos horários de pico. Diante desse cenário, o auditor fiscal José Luiz de Araújo pensou em algumas ideias que poderiam aliviar o trânsito naquela região. CLIQUE e veja o projeto da Praça Acrísio.

Ele fez os primeiros esboços no papel em 2000. No decorrer do tempo, reformulou-os até chegar ao conceito atual.  “Vejo isso como minha colaboração enquanto cidadão. Não estou vendendo a ideia: se quiserem me gratificar, aceito de bom grado, mas não vou estipular valor. Quero contribuir de alguma forma. A praça precisa mudar e alguém tem que fazer alguma coisa”, justifica.

Segundo José Luiz, as sugestões apresentadas aos órgãos municipais até o momento são de custo elevado e podem desencadear outros problemas. “As pessoas ficam pensando em trincheiras, viadutos, praça suspensa… Não concordo com viaduto, pois acredito que vai criar um ambiente propício à marginalização, uso de drogas, além de destruir a praça. Podemos fazer uma cidade moderna sem perder o charme. Acho que o problema é esse: vão fazendo túneis e viadutos e a cidade vai ficando cada vez mais endurecida. Estão querendo separar as pessoas dos automóveis, mas os dois têm que aprender a conviver juntos, no mesmo nível”.

O auditor fiscal acrescenta que já fez várias tentativas de expor suas propostas. “Há treze anos estou oferecendo minha ideia. Por ser tão simples, as pessoas acham que não vai funcionar. Não tem nada mirabolante, não tem que escavar. Não sou engenheiro, mas acredito plenamente que ela seja viável. Pelo pouco conhecimento que tenho, acho que minha ideia é boa e funcional, e ninguém me provou o contrário até hoje”, enfatiza.

Recentemente, houve uma conversa informal com um grupo, do qual faz parte o vereador Solimar, para debater as propostas. José Luiz aguarda contato para explicar o projeto formalmente no plenário da Câmara Municipal.

As principais propostas são:

– Reduzir uma parte da praça Dr. Acrísio Alvarenga e uni-la à praça onde está o monumento a Zumbi dos Palmares (no início da avenida das Rosas);

– Interligar as avenidas Carlos de Paula Andrade e João Pinheiro;

-Ampliar a via de acesso à av. das Rosas (próximo ao Itabira Plaza), tornando-a mão dupla;

– Implantar semáforos inteligentes, que liberam os veículos mais rapidamente nas vias onde o tráfego estiver mais intenso;

– Criar 80 vagas oblíquas de estacionamento no entorno da praça;

– Os veículos que precisarem seguir para a av. Carlos Drummond de Andrade devem ir sentido av. João Pinheiro e virar à direita, após a praça. Para aqueles que descem a av. das Rosas, o trajeto será mantido como o atual.

José Luiz também sugere modificações paisagísticas, como:

– Implantação de um painel para divulgar horário e temperatura, além de informações de interesse público. Como haveria cinco faces, poderia ser utilizado para divulgação publicitária também. O layout da torre onde ficaria o painel poderia ser escolhido através de concurso artístico;

– Construção de coreto e quiosques na praça, para oferecer diferentes serviços no local;

– Instalação de pérgula para gerar sombra aos assentos e bebedouros (que poderiam ser colocados na praça);

– Instalação de chafariz;

– Manutenção do teatro de arena já existente.

 Outras sugestões:

– Na av. Carlos Drummond de Andrade (entre a Câmara Municipal e a praça Dr. Acrísio Alvarenga): reduzir o espaço do córrego para 1/3 do existente e retirar os passeios que estão em suas laterais, para que sejam construídas novas pistas para os veículos.

– Entre a av. Cristina Gazire e Carlos de Paula Andrade (próximo à concessionária de veículos): implantar uma rotatória, que ficaria próxima ao estacionamento da Prefeitura. Assim, os veículos que saem do estacionamento privativo da PMI poderiam seguir rumo ao campo do Grêmio, diminuindo o fluxo sentido av. João Pinheiro e/ou Carlos Drummond de Andrade.

– No estacionamento interno da Prefeitura: modificar a entrada e a saída dos veículos, criando acesso por trás do prédio da Secretaria de Ação Social.

José Luiz de Araújo

Nascido em Patos de Minas em 1958, mudou-se para Belo Horizonte aos 12 anos. Aos 14, começou a trabalhar como aprendiz de desenhista de topografia. Nas décadas de 1970-80, atuou em empresas de engenharia na capital mineira. Também trabalhou como desenhista por um ano (1979) durante a construção de uma ferrovia em Bagdá, no Iraque. Mudou-se para Itabira em 1986, para trabalhar em uma emissora de rádio. Posteriormente, formou-se em Letras (lecionou por dez anos); foi assistente cultural na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade por sete anos; ingressou na Prefeitura de Itabira em 2005, após passar no concurso para fiscal de posturas; e hoje é auditor fiscal no Departamento de Serviços Urbanos da PMI.