Bancários da Caixa rejeitam proposta final e mantêm greve em todo o Brasil por tempo indeterminado

O Saúde Caixa, plano de assistência à saúde dos funcionários, foi um dos principais pontos de discussão da campanha

Bancários da Caixa rejeitam proposta final e mantêm greve em todo o Brasil por tempo indeterminado
Agência da Caixa Econômica Federal em Itabira – Foto: Tonny Moraes/DeFato Online

Os bancários da Caixa Econômica Federal mantiveram a greve por tempo indeterminado após rejeitarem, na noite de sexta-feira (11), a proposta final apresentada pelo banco para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A paralisação teve início na quinta-feira (10) e afeta agências de todo o país, inclusive a de Itabira.

O Saúde Caixa, plano de assistência à saúde dos funcionários, foi um dos principais pontos de discussão da campanha. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a entidade tentou separar a negociação do plano de saúde da renovação do ACT, mas a Caixa não aceitou. O acordo também reúne cláusulas relacionadas à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vales alimentação e refeição e outros direitos.

Durante as negociações, a Caixa indicou que poderia retirar a proposta e levar o caso a dissídio coletivo se os termos fossem rejeitados. Representantes sindicais alertaram para os riscos da judicialização.

+ Agência da Caixa Econômica Federal em Itabira adere à greve nacional dos bancários

No Banco do Brasil, o ACT foi assinado na sexta-feira, com vigência até 2028, após aprovação por ampla maioria das assembleias. Entre os pontos acordados estão o adiantamento da PLR para 16 de setembro, R$ 360 milhões da contribuição patronal para a Cassi e a ampliação da licença-paternidade de 20 para 35 dias.

* Matéria redigida por Júlia Pestana, repórter do Estadão Conteúdo.