Secretário de Estado promete unidades de saúde ainda este ano

Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, inaugurou pedra fundamental de Unidade de Atenção Primária no bairro Praia

Secretário de Estado promete unidades de saúde ainda este ano

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Itabira nesta quinta-feira, 11 de abril, e prometeu, ainda para este ano, a construção da Unidade de Atenção Primária (UAP), nos bairros Praia e Fênix/Santa Ruth. Erguidas num padrão a nível estadual, cada unidade custará R$ 1,5 milhões.  

Antônio Jorge, o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), parte de sua equipe de governo e prefeitos de algumas cidades da região participaram do lançamento da pedra fundamental da unidade no bairro Praia, além da assinatura de convênios e cooperação com o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os valores ultrapassam R$ 8 milhões.

Logo no início de seu discurso, pouco antes do descerramento da placa, Antônio Jorge disse ter se encontrado com Damon de Sena “quatro ou cinco vezes” para buscar soluções para os problemas da saúde no estado e municípios. 

“Minhas palavras serão breves, mas muito otimistas. Hoje é um dia simbólico para a gestão pública, porque os prefeitos completam cem dias de governo e tenho certeza que todos os prefeitos têm como meta dar um norte em suas administrações nesta data simbólica”, discursou.

“Eu e Damon construímos uma parceria que fica cada dia mais forte e hoje estamos aqui simbolicamente inaugurando o que será uma das primeiras unidades de saúde com padrões a nível estadual. Temos certeza que daqui a cinco ou seis meses teremos concluído esta construção e, ainda este ano, a construção da unidade dos bairros Fênix e João XXIII”, garantiu o secretário.

Convênios

No período da tarde, Damon Lázaro de Sena e Antônio Jorge assinaram, na sede da Apae, dois convênios que somam R$ 400 mil (R$ 250 mil do Estado e R$ 150 mil da Prefeitura) , que beneficiará a entidade, permitindo a construção de sala multiuso (centro de convivência) para terapia ocupacional e oficinas permanentes para ex-alunos que ainda necessitam de assistência.

Ainda nas dependências da Apae, secretário e prefeito formalizaram um segundo convênio, no valor de R$ 8,4 milhões, agora para o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Lá será construída uma nova unidade de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) e novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) adulto e neonatal. O dinheiro também vai servir para compra de equipamentos para a UTI neonatal e para os atendimentos de urgência e emergência.    

Durante as assinaturas, Damon de Sena confirmou, ainda, a doação de um veículo Fiat Uno para a Apae. O veículo foi comprado com dinheiro da Prefeitura. 

Serviços relacionados