Santa Bárbara implanta projeto “Alimentação Saudável” nas escolas

Promover saúde e prevenir obesidade infantil. Estes são os objetivos da Prefeitura de Santa Bárbara ao lançar a campanha “Alimentação Saudável na Escola”. O projeto consiste na conscientização e orientação de pais e alunos sobre os riscos de uma alimentação não saudável, por meio de diversas ações, como reuniões, avaliações antropométricas de alunos e trabalhos […]

Promover saúde e prevenir obesidade infantil. Estes são os objetivos da Prefeitura de Santa Bárbara ao lançar a campanha “Alimentação Saudável na Escola”. O projeto consiste na conscientização e orientação de pais e alunos sobre os riscos de uma alimentação não saudável, por meio de diversas ações, como reuniões, avaliações antropométricas de alunos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Uma das medidas é orientar os pais sobre a importância do preparo de uma lancheira saudável. Durante os encontros, é solicitado aos pais que evitem enviar para a escola alimentos como balas, pirulitos, gomas de mascar; biscoitos recheados; refrigerantes e sucos artificiais; frituras como pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsicha e presuntos/apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas e qualquer outro produto com alto teor calórico e com poucos nutrientes e deem preferência a frutas, sucos naturais, pães integrais, biscoitos integrais, bolo sem cobertura e recheio, iogurte e bebidas lácteas. 

Além da conscientização dos pais, o tema “Educação nutricional” será trabalhado em sala de aula com os alunos da rede municipal. Haverá também avaliação antropométrica (aferição de peso e altura) de todos os estudantes para avaliação do seu estado nutricional. A campanha se justifica em estudos que comprovam que o consumo excessivo de alimentos não saudáveis está associado ao risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, tais como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, câncer e obesidade. 

Serviços relacionados