Casa de Apoio à Gestante pronta para ser inaugurada em Itabira

São R$ 480 mil destinados à Casa, divididos em parcelas, para manutenção do atendimento

Casa de Apoio à Gestante pronta para ser inaugurada em Itabira

Por meio de uma parceria com o Estado (programa Mães de Minas), Itabira implantou uma Casa de Apoio à Gestante, que atenderá pacientes que não moram dentro da cidade. Gerenciada pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), um dos 13 em Minas Gerais, a Casa fica na rua Major Paulo, no Centro de Itabira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alcides Escolástico, o imóvel foi adaptado e periciado. “Está pronto para começar a atender”, disse.

O extrato do convênio/termo de repasse foi publicado no diário oficial do município nessa terça-feira. São R$ 480 mil destinados à Casa, divididos em parcelas, para manutenção do atendimento. De acordo com o secretário, o imóvel tem 12 leitos, contará com profissionais técnicos da área de saúde e terá um carro à disposição para transportar as mães em caso de necessidade.
 
“Toda a estrutura foi montada para que a mãe sinta o mais em casa possível”, disse Alcides. O objetivo é proporcionar às gestantes que moram na região rural, ou em cidades da região, mais comodidade ao dar a luz. Há casos de mulheres que vêm antes da data de o bebê nascer, precisam voltar e acabam ganhando o filho na estrada ou em casa – isso sem falar no desconforto do deslocamento. A Casa de Apoio também atenderá às mães no pós-parto, quando a criança precisar ficar internada.
 
O Hospital Nossa Senhora das Dores ainda não tem uma data definida para inauguração. Faltam definições do Estado, que mandarão autoridades para participar da cerimônia. A Casa de Apoio à Gestante receberá R$ 40 mil mensais para custeio e manutenção dos atendimentos – recursos do programa Mães de Minas.

Serviços relacionados