XXII Jornada Científica discute a profissão de médico em Itabira
Jornada Científica da Associação Médica de Itabira realizada entre quinta e sábado
Para a presidente da Associação Médica de Itabira, Janice Aurora Bellavinha Thomazi, a Jornada Científica é uma grande oportunidade para que os médicos se atualizem e possam debater a ética dentro da profissão. Sem deixar de lado, claro, o momento de confraternização. “Médico não tem só que estudar e trabalhar. Precisamos ser todos parceiros e nos unir por uma classe cada vez mais forte”, afirmou.
Presente na abertura do evento, o prefeito João Izael Querino Coelho destacou a importância do setor da Saúde para o município, que recebe investimentos acima dos 15% que é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para o chefe do Executivo, Itabira agora é uma cidade polo nessa área e tem que continuar crescendo para manter essa condição e não regredir.
Já o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, destacou que a Jornada Científica é um evento que contribui para a boa medicina. Ele citou o recolhimento de assinaturas para a criação da lei que exige que o Governo Federal destine 10% do Orçamento Público à Saúde e lembrou que seriam mais de R$35 bilhões aplicados anualmente no setor. “Com esse valor faríamos uma revolução na Saúde em cinco anos”, defendeu.
Durante a Jornada Científica os médicos tiveram palestras sobre diversos assuntos e confraternizações. A todo o momento era citada a importância da classe se manter unida para continuar forte.