Alimentação saudável para os cinco dias de folia
Já é Carnaval e, nos próximos quatro dias, muitos foliões cometem alguns exageros com a bebida alcoólica e não se alimentam direito, o que pode acabar comprometendo a diversão. Para cair na folia, a qualidade da alimentação deve ser lembrada tanto no pré quanto no pós-Carnaval. A nutricionista itabirana Bruna Lage Martins da Costa […]
Já é Carnaval e, nos próximos quatro dias, muitos foliões cometem alguns exageros com a bebida alcoólica e não se alimentam direito, o que pode acabar comprometendo a diversão. Para cair na folia, a qualidade da alimentação deve ser lembrada tanto no pré quanto no pós-Carnaval.
A nutricionista itabirana Bruna Lage Martins da Costa alerta para alguns cuidados na preparação. Ela recomenda que um programa alimentar seja seguido durante todos os dias de festa. “Uma hora antes de sair faça uma refeição com carboidrato e sem gordura, para manter a energia durante toda a noite”, alerta.
Para montar um cardápio, Bruna sugere um sanduíche de pão de centeio com requeijão e mel, ou com recheio de queijo magro com peito de peru. Outra opção é macarrão sem molho com requeijão light ou, ainda, duas batatas pequenas assadas com requeijão light e orégano, no almoço.
Durante o Carnaval, além de muita fruta ao longo do dia, é preciso ingerir carboidratos (arroz, massa, pão, batata etc), no almoço e jantar, para garantir energia e “sobreviver” ao agito. Para depois da folia, Bruna dá a dica: “Prepare o seu café da manhã antes de deitar. Ele deverá conter suco de fruta, iogurte com granola ou leite com pão integral e queijo branco. Assim, você acordará bem mais disposto e sem aquela fome louca”.
Como evitar a ressaca
A profissional ainda chama atenção para a necessidade de hidratação do corpo. Os isotônicos, ingeridos para reidratar o organismo, não devem substituir a água, pois, além de conterem muito açúcar, têm também alto teor calórico. “Beba muita água de 30 em 30 minutos ou a água de coco para manter-se hidratado”, diz Bruna. Contudo, a especialista alerta que, para fugir da famosa ressaca, o melhor mesmo é evitar bebidas alcoólicas. Mas, como ninguém é de ferro e às vezes é difícil resistir à tentação, para cada copo de bebida alcoólica deve-se ingerir dois copos de água ou suco de frutas.
Amigos da folia
Sanduíches com frios magros, barra de cereais, uvas-passas e frutas, ricas em potássio, para repõe as energias.
Ladrões de energia
Evite as gorduras, como batata frita, amendoins e outras vendidas em bares e restaurantes.