Estudantes de Itabira são premiados na 7ª Olimpíada de Matemática
Os irmãos Davi e Stela levaram ouro na competição

Cinco estudantes itabiranos foram premiados na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2011. Os cinco medalhistas são: Davi Moreira Silva, de 15 anos, Stela Moreira Silva, 12, Romero Moreira Silva, 14, além de Pedro Henrique Guimarães, de 17 anos, e Raíssa Oliveira Duarte.
Davi, que faz o 1º ano do Ensino Médio, é ex-aluno da Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira e irmão de Stela, que ainda estuda na mesma escola. Davi conta que já participou da olimpíada por quatro vezes. Ele levou bronze na primeira disputa, prata nas duas seguintes e ouro na quarta, o que lhe dá o direito a uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Jr, para os medalhistas estudarem Matemática por um ano. “Ganhar um curso de Iniciação Científica é uma oportunidade de se desenvolver e conseguir algo melhor”, afirma o medalhista de ouro, que obteve 137 pontos.
Stela, que faz o 7º ano na Dona Eleonora, com 158 pontos, também foi ouro. Segundo o irmão, é a primeira vez que ela participa da disputa. O bom resultado está relacionado ao gosto pela Matemática desde muito cedo.
Já Romero, que conseguiu 273 pontos, ficou com a medalha de prata. Também veterano na competição, o estudante do 1º ano na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza) já levou um ouro, duas pratas e uma menção honrosa (quando não se ganha medalha, mas o estudante vai bem na prova). Para ele, a premiação serve como estímulo. “Além de ser um incentivo para estudarmos mais, é uma recompensa pela dedicação”, declara, afirmando que participará mais vezes. Seu irmão, Pedro Henrique, que estudava na Eemza, também participou da competição e levou o bronze.
A colocação dá direito, caso esteja no Ensino Médio, a uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Jr. ou uma bolsa no Programa de Iniciação Científica-Mestrado (PicME) para aqueles que estejam cursando graduação.
Minas Gerais lidera o ranking de medalhas
O Estado lidera em número de ouros, com 111 medalhas, e também no número total de medalhas, com 816. Minas Gerais conseguiu novamente a primeira colocação no ranking de medalhas e foi o estado de mais destaque na Olimpíada.
Os estudantes da rede pública de Minas Gerais novamente se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No resultado da 7ª edição da Obmep, divulgado nesta segunda-feira (13), Minas Gerais conseguiu novamente a primeira colocação no ranking de medalhas e foi o estado de mais destaque na Olimpíada pela quinta edição seguida.
Os estudantes mineiros conseguiram 111 medalhas de ouro, 248 de prata e outras 457 de bronze. No total, o Estado conseguiu 816 medalhas, ficando em primeiro tanto em número de medalhas de ouro quanto no número total de medalhas. Além das medalhas, Minas Gerais ganhou também 8.110 menções honrosas.