Problemas com documentação podem tirar santa-mariense do Flamengo

Itamar em ação contra o Corinthians

Problemas com documentação podem tirar santa-mariense do Flamengo
O santa-mariense Itamar chegou até a ser titular do Flamengo em um amistoso contra o Corinthians neste mês de janeiro, mas agora sua permanência no time rubro-negro é incerta. Problemas com a documentação de transferência junto ao Tigres, do México, podem tirar o atacante da Gávea, segundo explicou o advogado André Galdeano ao site globoesporte.com.

Itamar sequer foi inscrito pelo time do Rio de Janeiro na lista dos 25 jogadores que disputam a fase classificatória da Taça Libertadores da América (nessa quarta-feira, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo Real Potosi, na Bolívia).  

O atacante ainda não foi incluído no Boletim Informativo de Registro de Atleta (Bira) da Federeção de Futebol do Rio. Segundo documento da entidade, falta a transferência da Federação Internacional KOREA FA. Mas a questão principal envolve o Tigres, do México, clube que defendeu em 2009 e ao qual é vinculado. Por conta disso, o registro também não aparece no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. E o futuro é incerto.

Segundo André Galdeano, o problema se deu por conta do Transfer Matching System (TMS) da FIFA, que se tornou obrigatório para todas as transferências internacionais de jogadores profissionais. Após deixar o Tigres o santa-mariense foi para a Coréia do Sul e depois retornou ao México, mas essa última transferência não é registrada no TMS. É como se ele tivesse ido para o país asiático e ainda estivesse por lá.

“Todo histórico de transferências do jogador tem que ser passado para a CBF. Temos que aguardar a liberação dos documentos pela federação mexicana para comprovar que o último vínculo dele foi no México, e não na Coreia. Muitos clubes ainda não estão familiarizados com o novo sistema do TMS”, disse Galdeano ao globoesporte.com.