Férias e festas de fim de ano reduzem doações de leite materno em Itabira
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) alerta para uma baixa no Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), em Itabira. Devido ao período das férias e festas de fim de ano, há uma redução considerável nas doações para o banco de leite. De acordo com a enfermeira obstetra do HNSD, Luthiene de Freitas Motta […]
De acordo com a enfermeira obstetra do HNSD, Luthiene de Freitas Motta Dias, a coleta é enviada ao banco de leite de referência de Betim, para ser pasteurizado e em seguida retornar ao posto de coleta de Itabira.
O produto é utilizado semanalmente. “Esta redução nas doações impacta no retorno do material pasteurizado de Betim para Itabira”, afirma. No momento, o retorno de leite pasteurizado é baixo e insuficiente para atender toda a demanda do município. Sendo assim, as crianças beneficiadas são as que se encontram internadas na unidade neonatal do Hospital.
Os períodos do ano mais críticos são os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Para tentar reverter o quadro, atualmente há uma campanha junto às pacientes que estão internadas em pós-parto, visando conseguir melhores resultados com as doações. Um contato telefônico também é feito com as mulheres que deram à luz, para que em caso de produção excessiva, possam ser doadoras.
Não existe uma quantia mínina de leite humano pasteurizado mantida em estoque, então, quanto maior for a quantidade armazenada, maior número de crianças beneficiadas.
Voluntárias
Quem tiver interesse em ser voluntária deve procurar o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do HNSD, preencher a ficha de “Cadastro de Doadoras” e se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos. Os quesitos para doação são relacionados a exames realizados durante o pré-natal, histórico de saúde atual e hábitos de vida avaliados pelo médico responsável pelo serviço.
A enfermeira ressalta que não havendo possibilidade de encaminhamento desse material ao hospital pela doadora, a instituição disponibiliza a coleta domiciliar do produto. Para informações sobre doação, os telefones são: 3839-1425 ou 3839-1427
Posto de Coleta de Leite Humano HNSD
O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) de Itabira foi inaugurado em fevereiro de 2004. O objetivo é incentivar o aleitamento materno, por meio de coleta, beneficiamento e distribuição do leite, sendo doado aos recém-nascidos da unidade neonatal e bebês até seis meses internados na pediatria.