Prefeitura e Funcesi assinam convênio para implantar curso de medicina em Itabira
A Prefeitura de Itabira e a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) firmam convênio para a implantação do curso de medicina no município, nesta terça-feira, 4 de outubro, às 10 horas, no auditório da Funcesi. O convênio 032/2011 tem como objetivo elaborar o projeto pedagógico do curso de medicina, protocolo e encaminhamento […]
A Prefeitura de Itabira e a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) firmam convênio para a implantação do curso de medicina no município, nesta terça-feira, 4 de outubro, às 10 horas, no auditório da Funcesi.
O convênio 032/2011 tem como objetivo elaborar o projeto pedagógico do curso de medicina, protocolo e encaminhamento para a autorização do Ministério da Educação (MEC), além de constituir o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. A Prefeitura de Itabira irá repassar o montante de R$400 mil até novembro deste ano – recursos necessários para a execução do plano de trabalho apresentado pela Funcesi.
Plano de trabalho
De acordo com a Funcesi, o curso de medicina é uma necessidade do município e das cidades vizinhas para suprir a demanda no mercado de Saúde. Além disso, segundo justificativa da instituição no anexo I do convênio, a Funcesi é gestora do Hospital Carlos Chagas, o que possibilita a sua transformação em “Hospital Escola” após a implantação do curso e, ainda, a Funcesi se caracteriza como agente do desenvolvimento socioeconômico-cultural local e regional.
Também no anexo I do convênio, a Funcesi ressalta a sua condição de instituição sem fins lucrativos, instituída, dentre outras, pela Prefeitura de Itabira, integrante do Conselho Curador da instituição e, afirma que a implantação do curso em uma de suas faculdades integradas irá demandar expressivos gastos financeiros devido aos procedimentos preparatórios.




