Veto da Pureza será votado na semana que vem

Vereadores analisam projetos para a semana que vem

Veto da Pureza será votado na semana que vem
O veto do prefeito João Izael Querino Coelho (PR) à emenda ao Plano Diretor que permite o avanço da urbanização em direção à região da Pureza será votado na próxima terça-feira, 12 de julho, pelos vereadores. A negativa do chefe do Executivo deve ser mantida sem discussão na Casa do Legislativo. Isso porque, depois de grande repercussão contrária, partiu dos próprios vereadores que aprovaram a emenda o pedido para que o prefeito a vetasse.

O veto era uma das matérias que os vereadores participantes da reunião de comissões dessa quarta-feira, 6 de julho, tinham para analisar. Mas os que estavam na sala não quiseram nem ver o que o prefeito tinha escrito na justificativa. Apenas indicaram que vão votar favorável ao veto de João Izael.

Dos vereadores que votaram a favor da expansão sobre a Pureza, estavam presentes na reunião de comissões: Élson Sá (PMDB), Paulo Chaves (PSDB), Geraldo Torrinha (PDT) e Tião da Antena (PP), que votou favorável no primeiro turno e se absteve quando uma supressão da emenda foi proposta. Ilton Magalhães (PR) e Solimar Silva (PSDB), que foram contrários à urbanização desde o início, também estavam na sala de reuniões.

Na justificativa enviada à Câmara, o prefeito cita que vetou a emenda do vereador José Celso do Assis (PR) porque ela é contrária aos interesses públicos. João Izael cita que recebeu parecer da Secretaria do Meio Ambiente e que o avanço da urbanização em direção à Pureza traria danos ao abastecimento de água do município, já que a região é responsável por 55% desse serviço em Itabira.