Atendimento em hematologia: novo serviço oferecido pelo HNSD
Dra. Marielle Coelho atende pacientes com doenças relacionadas ao sangue
O hematologista é responsável pelo tratamento de todas as doenças do sangue, especialmente as que envolvem tratamentos especializados e de grande complexidade. A dra. Marielle Tomás de Pinho Coelho, hematologista do Hospital Nossa Senhora das Dores, fala mais sobre o assunto.
Quais são as doenças mais comuns relacionadas ao sangue?
As doenças benignas mais comuns relacionadas ao sangue são as anemias carenciais, principalmente por deficiências de ferro e vitaminas, a anemia relacionada a doenças crônicas, as leucopenias familiares ou secundárias, a exposição por agentes químicos e às púrpuras trombocitopênicas idiopáticas, ou seja, as plaquetopenias autoimunes.
Doenças congênitas também são comuns, como a anemia falciforme, a talassemia e a hemofilia. Já os cânceres mais comuns relacionados ao sangue são o mieloma múltiplo, os linfomas e as leucemias agudas e crônicas.
Como é o seu trabalho na área oncológica?
O hematologista normalmente fica responsável pelas neoplasias relacionadas ao sangue, ou seja, que são produzidas por tecidos e órgãos relacionadas a ele, como a medula óssea, sistema linfático e baço. As neoplasias mais frequentes são as leucemias (neoplasias originadas na medula óssea), os linfomas (originados no sistema linfático) e o mieloma múltiplo.
Você também atende pacientes que não têm câncer? Dê exemplos.
Sim, a hematologia cuida de todas as alterações relacionadas ao sangue como as anemias, leucopenias, plaquetopenias e trombofilias.
Você só atende por meio de encaminhamento de outro médico?
Não necessariamente. Normalmente os pacientes descobrem anormalidades em exames de sangue rotineiros solicitados pelo seu médico assistente. Porém, é importante ficar atento e procurar o médico em casos de fraqueza intensa, palidez, hematomas no corpo ou sangramentos sem causa aparente. Pacientes que apresentaram mais de um episódio de trombose e/ou embolia também devem procurar um hematologista para investigação.
É possível evitar as doenças do sangue?
Sim, manter uma alimentação variada e saudável é importante para se evitar algumas anemias carenciais. As leucopenias podem por vezes ser evitadas não realizando exposições prolongadas a agentes químicos como o benzeno e agrotóxicos e radiações ionizantes.
Muitos tipos de neoplasias hematológicas apresentam como fatores de risco a exposição prolongada a agentes químicos (como o benzeno, por exemplo) e radiação ionizante que devem ser evitados. Além disso, a exposição prévia a vírus, como as hepatites B e C, HIV, citomegalovírus, HTLV também são fatores de risco para as neoplasias hematológicas.
As consultas com a Médica Hematologista Dra. Marielle Tomás de Pinho Coelho podem ser agendadas pelo telefone 3839-1483.