Gerência Regional de Saúde de Itabira capacita profissionais para abordagem intensiva ao fumante

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas, através do Programa de Prevenção Primária do Câncer e seus Fatores de Risco (PREVPRI), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) desenvolve, junto aos municípios integrantes, um trabalho de mobilização e capacitação dos profissionais […]

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas, através do Programa de Prevenção Primária do Câncer e seus Fatores de Risco (PREVPRI), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) desenvolve, junto aos municípios integrantes, um trabalho de mobilização e capacitação dos profissionais de saúde da Rede SUS para implantação das ações da Política Nacional de Controle do Tabagismo.
 
Esse trabalho de mobilização e capacitação segue os moldes preconizados na metodologia utilizada pelo Inca, descritos na Portaria nº. 442/04, de 13 de agosto de 2004, do Ministério da Saúde, e acontecerá na Funcesi, nos dias 24 e 25 de março, das 9 às 18 horas.
 
A Abordagem Intensiva ao Fumante encontra-se entre as ações do Controle do Tabagismo. Para que esta seja implantada nos municípios, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente material utilizado nas capacitações e a medicação utilizada no tratamento aos fumantes, a qual deve ser estimada anualmente pelos municípios.
 
Segundo a Portaria nº. 442/04, para oferecer o tratamento aos fumantes de sua população, as Unidades de Saúde da Rede SUS dos municípios devem estimar, de acordo com um indicador do VIGITEL, uma quantidade de medicamentos credenciadas no código 119 do Serviço Especializado para o Controle do Tabagismo do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e a equipe de profissionais responsável por desenvolver esse trabalho deve ser capacitada pelo Estado, e daí proceder todo o processo de sensibilização, compra e distribuição do medicamento programado anualmente.
 
A Programação de Medicamentos de 2011 já cadastrou as Unidades de Saúde que desejam iniciar trabalho de combate ao Tabagismo no ano de 2012, portanto, os profissionais de saúde dessas unidades serão treinados nesses dois dias (24 e 25 de março), visando preencher os requisitos citados para recebimento dos insumos e desenvolvimento do Programa em nível municipal.
 
 

Serviços relacionados