Posto de Coleta de Leite do HNSD precisa de doadoras
Eva Aparecida de Freitas, técnica de enfermagem do Posto de Coleta do Hospital Nossa Senhora das Dores, fala sobre o funcionamento do Posto e a coleta de leite em domicílio. O que é o Posto de Coleta de Leite? O Posto é o lugar de apoio gratuito às mães no período de amamentação. Recebe […]
Eva Aparecida de Freitas, técnica de enfermagem do Posto de Coleta do Hospital Nossa Senhora das Dores, fala sobre o funcionamento do Posto e a coleta de leite em domicílio.
O que é o Posto de Coleta de Leite?
O Posto é o lugar de apoio gratuito às mães no período de amamentação. Recebe doação de leite e orienta as mães quanto aos cuidados com a mama e com o recém-nascido.
Quais os dias e horários de funcionamento do Posto de Coleta do HNSD?
Funciona, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16h30. O Hospital oferece ainda a coleta em domicílio, toda segunda e sexta-feira, das 08h30 às 12 horas. Qualquer dúvida as pessoas podem ligar para 3839-1425.
Como funciona a coleta no Hospital?
A mãe se dirige ao Posto de Coleta de Leite, onde é encaminhada para sala de higienização. Lá, é feita a lavagem das mãos e antebraço, colocado o gorro e camisola adequados ao procedimento. A ordenha pode ser feita de forma manual ou mecânica de acordo com o grau de tolerância da mãe.
Como funciona a coleta em domicílio?
A mãe é captada através de campanha e palestra educativa no pós-parto, ainda no Hospital. A técnica de enfermagem agenda a visita domiciliar orienta sobre a higienização que antecede a coleta.
Qualquer mãe que tiver excesso de leite pode procurar o HNSD para doar. O leite é oferecido, após pasteurização, aos recém-nascidos prematuros.