Curso Técnico em Enfermagem IBIS/HNSD começa com aula inaugural

Reginaldo Calixto, provedor do HNSD, deu boas vindas aos alunos

Curso Técnico em Enfermagem IBIS/HNSD começa com aula inaugural
A aula inaugural do Curso Técnico em Enfermagem, uma parceria entre Instituto Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade (IBIS) e o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), foi realizada no dia 2 de fevereiro com participação de alunos, professores, médicos e diretores da escola e membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores.
 
Os trabalhos foram abertos com uma oração e bênção do Padre Renato que enfatizou o amor ao próximo exercido por meio da profissão dos Técnicos em Enfermagem. Ele usou como exemplo a dedicação de Madre Tereza de Calcutá.   
     
Vicente Bernardes, presidente do Rotary Clube Itabira Cauê, entidade parceira do HNSD em projetos como a Coleta de Leite Materno, afirmou que “a educação é prioritária para o País” e destacou o importante trabalho realizado no Hospital pelo Provedor, Reginaldo Calixto e sua equipe.
      
O Secretário Municipal e Saúde, Alcides Gonçalves, representou o Prefeito João Izael Querino Coelho. Em seu pronunciamento, ele elogiou o trabalho realizado por Reginaldo Calixto, disse que o HNSD está buscando sua autossustentabilidade por meio de importantes projetos. O secretário parabenizou os novos alunos do Curso Técnico.
 
Reginaldo Calixto, que é Presidente do IBIS, Provedor do HNSD e Diretor da Escola Técnica, deu boas vindas aos alunos e pediu que tenham assiduidade às aulas, que se empenhem muito, pois todos serão observados e poderão ser incorporados ao quadro de funcionários. “A profissão de Técnico em Enfermagem é muito gratificante, pois vocês recebem o paciente, muitas vezes, desacordado, acidentado e têm a alegria e a emoção de presenciar sua saída, de volta pra casa, curado”, afirmou o Provedor. Reginaldo disse também que, seguindo orientações do Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira, presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, mantenedora do Hospital, além do conhecimento teórico e prático, no Curso serão desenvolvidas habilidades de atendimento ainda mais humanizado. Reginaldo Calixto agradeceu aos colaboradores do Hospital e em especial aos membros da Mesa Administrativa que, assim como ele, não recebem nenhum tipo de remuneração; realizam um trabalho voluntário, o que não compromete a qualidade e o empenho para tornar o HNSD cada dia melhor. 
 
Na sequência, o Médico Urologista Cesário Martins Carneiro, proferiu a palestra audiovisual “História dos Hospitais”  com ênfase na filantropia na saúde. Ele também apresentou a história do HNSD que tem 156 de existência, com fotos do passado e da atualidade.
 
Dr. Cláudio Alvarenga, Endocrinologista e Diretor Técnico do HNSD também deu boas vindas aos alunos e disse que “o profissional só é considerado competente quando ele, além de ‘fazer’, sabe ‘porque’ está fazendo”, em uma alusão ao real comprometimento do profissional com o paciente e com seu trabalho. 
 
A Enfermeira Patrícia Gleig, Gerente de Enfermagem do HNSD e Coordenadora do Curso apresentou a “História da Enfermagem”, com recurso audiovisual e interação com alunos.           
Reginaldo Calixto apresentou o Corpo Docente, composto por sete professores selecionados após criteriosa avaliação de seus currículos. Todos têm graduação e pós-graduação concluída ou em andamento, experiência em docência e passaram por um teste avaliativo.  Aline Inez Andrade de Paula é a Supervisora Pedagógica do Curso. Todos trabalham em regime de CLT, com carteira assinada pelo IBIS, o que garante maior estabilidade ao profissional e estreita o vínculo da entidade com os colaboradores. O IBIS é uma entidade sem fins lucrativos e assim como o HNSD, pode remunerar colaboradores, porém, sua diretoria não recebe nenhum tipo de salário ou remuneração. 
O Curso Técnico ministrado nas dependências do HNSD segue uma tendência já adotada por outros grandes Hospitais do País. Esta modalidade de educação agrega mais qualidade à formação dos profissionais que convivem, desde o início, no ambiente em que irão trabalhar. Possibilita ainda o acompanhamento e a orientação por médicos, naturalmente presentes no dia a dia da Instituição e que terão ativa participação na formação dos estudantes. 
 
O HNSD tem arrojados planos de expansão e crescimento, principalmente para atendimentos de Alta Complexidade e a formação de mão de obra melhor preparada para estes novos serviços, passa pelo Curso Técnico em Enfermagem, que começa embalado pela motivação de alunos e professores.

Serviços relacionados