Centro de Especialidade Odontológicas atende cerca de mil pessoas por mês em Monlevade
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está devolvendo o sorriso para quem não tem condições de pagar por um tratamento dentário. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de João Monlevade, Jaqueline Martins Guerra Domingues, a média de atendimento por dia no CEO é de 50 pessoas, podendo ter uma variação devido […]
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está devolvendo o sorriso para quem não tem condições de pagar por um tratamento dentário. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de João Monlevade, Jaqueline Martins Guerra Domingues, a média de atendimento por dia no CEO é de 50 pessoas, podendo ter uma variação devido a alguns casos de urgências que não são agendados previamente. Ela calcula uma média de 250 pacientes por semana, podendo chegar a mil por mês.
A prioridade da equipe não é com os números, mas de completar o tratamento do paciente. Para detectar possíveis falhas e saber o desempenho do trabalho, o paciente recebe um formulário para avaliar o profissional que o atendeu.
Mesmo com os bons números, a preocupação maior é em humanizar o sistema oferecendo uma assistência integral e resolutiva, devolvendo o sorriso para as pessoas melhorando sua qualidade de vida.
Benefícios
Auto-estima, melhorias na fala, alimentação e mais saúde que se estende na vida pessoal e na profissional. Estes são alguns dos benefícios do Centro de Especialidades Odontológicas para a população. Em busca de qualidade, os profissionais da odontologia participam de capacitações para adequação do serviço. Além disso, muitos freqüentam cursos de aperfeiçoamento.
O CEO possui 10 especialistas nas áreas de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento das doenças gengivais), prótese (confecção de próteses dentárias), cirurgia buco-maxilo facial (cirurgias complexas da boca e da face;traumas) e atendimento de pacientes com necessidades especiais (gestantes, idosos, diabéticos, alterações motoras, neurológicas e sistêmicas). Para se ter uma ideia, até o momento, foram entregues 135 entre próteses totais e parciais.
O prefeito Gustavo Prandini destaca que a saúde bucal significa mais que uma solução estética. “É muito bom ver as pessoas de nossa cidade recebendo tratamentos odontológicos as quais nunca tiveram acesso antes. Isso garante a saúde como um todo, resgata a auto-estima e mostra que estamos no caminho certo”, explica.
Segundo a secretária de saúde do município, Polliana Prandini de Assis, o CEO é um avanço no atendimento em Saúde bucal em João Monlevade. “Hoje a população monlevadense tem acesso a recursos e tratamentos odontológicos que jamais teve. Avançamos muito e vamos avançar ainda mais para melhorar as condições de saúde daqueles que necessitam”, avalia.
Depoimentos
“Agora posso sorrir”. Com essa frase a doméstica Alexandra Lúcia Gomes, 45, moradora do bairro 1º de Maio, resumiu o sentimento de ter colocado uma nova prótese. Ela explica que por muito tempo se sentia envergonhada por estar sem os dentes e o tratamento no CEO também melhorou sua alimentação. “Estou muito mais feliz e bonita”, orgulha-se.
O eletricista Ivan Peixoto Vasconcelos, 55, morador do bairro Loanda, ainda se recupera da recente cirurgia na boca. Ele, que sentia receio em fazer o tratamento dentário, criou coragem para retirar os dentes que machucavam sua gengiva e adotar uma prótese que possibilitará um novo sorriso. “Fui muito bem atendido. Aliás, estou sendo”, explica lembrando que depois do procedimento cirúrgico o dentista foi visitá-lo para saber como estava. “A nota que dou para o atendimento é 100. Se fosse para eu pagar não teria condições”, comenta.
A filha de Ivan, a dona de casa Vânia Aparecida de Castro Vasconcelos, 27, também recebeu atendimento no CEO. Ela realizou diversos procedimentos gratuitamente. “Caso eu fosse pagar, seria muito caro. O atendimento é de grande qualidade”, diz.
O aposentado Valdivino de Miranda, 66, e sua esposa Maria Martins Miranda, 59, moradores do bairro Loanda, também buscaram atendimento no CEO. Valdivino conta que passou por três especialistas e já está com data marcada para uma próxima visita ao dentista. “É um serviço muito bom e sem custo nenhum”, recomenda. “Até os antibióticos recebemos para completar o tratamento”, completa Maria Martins.
Atendimento
Para se buscar atendimento no CEO, é preciso que a pessoa seja encaminhada pelo Centro de Referência de Saúde Bucal (Cresb), ou pela Estratégia de Saúde da Família (ESF-antigo PSF). Os pacientes devem fazer a inscrição nas unidades no dia estabelecido pelo dentista incluirá o seu nome em uma lista, no caso de necessidade de atendimento especializado.
Onde fica
O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na rua 16, número 155. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 7 às 11h e das 13 às 17h . Informações pelo número 3852-9308. Já o Cresb, fica na rua Dom Silvério, 45, Carneirinhos. Telefone: 3851-8871.