Padre Ilídio faz aniversário e recebe homenagens em Itabira

      Foi uma festa como requer a simplicidade do pároco da Igreja da Saúde, que pode assim ser definida: 64 anos dedicados ao sacerdócio, pregação da paz e da concórdia entre as gerações sem entrar em conflito com elas e presença cotidiana na igreja durante anos a fio, dia a dia. Padre Ilídio Hemétrio Quintão, […]

O conteúdo continua após o anúncio


Foi uma festa como requer a simplicidade do pároco da Igreja da Saúde, que pode assim ser definida: 64 anos dedicados ao sacerdócio, pregação da paz e da concórdia entre as gerações sem entrar em conflito com elas e presença cotidiana na igreja durante anos a fio, dia a dia. Padre Ilídio Hemétrio Quintão, nascido na antiga localidade de Água Limpa, que se transformaria mais tarde em Ipatinga, em 10 de agosto de 1920, filho de Virgilino Quintão e Adelípia Hemétrio Quintão, foi reverenciado pela comunidade da Igreja da Saúde e por amigos da cidade e de outras regiões.
 
Presentes ao marco da história itabirana desta terça-feira, 10 de agosto, o bispo da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, o bispo emérito da mesma Diocese, Dom Lélis Lara, os padres Luciano Simões, Renato Cruz, Roberto Moreira, Cléverson Pinheiro e Ronaldo Torre, o prefeito João Izael Querino Coelho e os irmãos do aniversariante, Geraldo, Adelípia e Lúcia, além de sobrinhos.
 
Brilhantismo à parte, proporcionado por várias manifestações de carinho durante a missa, incluindo o registro da entrega de uma placa de prata, homenagem dos Ministros da Eucaristia, destacou-se também a apresentação do Coral Lírico de São Gonçalo do Rio Abaixo, regido por Marco Antônio Moreira da Silva.
 
Como parte da Novena da Festa da Padroeira, que será fechada no domingo, 15 de agosto, foi dada bênção às novas instalações do Museu de Arte-Sacra, inaugurado em 20 de dezembro de 1999 e agora restaurado nos moldes de um projeto elaborado pelo arquiteto Renato Macedo. Os religiosos presentes e o prefeito descerraram a placa comemorativa.
 
PADRE ILÍDIO
 
A festa pelos 90 anos de idade do padre Ilídio Quintão não teve a pompa que ele jamais deu ao seu trabalho. Simples, comedido, compreensível, o religioso viveu as transformações do mundo, passando por gerações e gerações. Sempre entendendo as mudanças, as suas pregações se encaixam plenamente em cada época.
 
E são quase 65 anos decorridos de vida sacerdotal. Ordenou-se  em 8 de dezembro de 1945, em Mariana. Viveu 30 anos de sua vida religiosa em Itabira, onde chegou, vindo de Joanésia, Nova Era e João Monlevade. Antes de se tornar padre,  seu pai, Virgilino Quintão, que foi o 37º prefeito da cidade, no mandato 1955-1958, o trouxera  para Itabira. Padre Ilídio é o segundo de uma prole de 11 filhos do casal Virgilino-Adelípia.
 
Após vários pronunciamentos, do mestre de cerimônia Bernardino Serino dos Santos, de representante dos Ministros da Eucaristia e do bispo diocesano, padre Ilídio agradeceu a todos em rápidas palavras. Houve quem lhe proporcionou um diferencial inigualável: ele celebra de segunda a segunda na Igreja da Saúde, a única em Itabira que tem missas todos os dias.
 
Depois da missa festiva e das homenagens, ocorreu uma recepção para os presentes no salão paroquial. O “parabéns pra você” não deu notoriedade à emoção do padre Ilídio. “Até para ser simples ele esconde a emoção”, comentou um paroquiano no encerramento da festa.