Depressão: uma doença da vontade

Psiquiatra Alex Fabrício de Oliveira

A depressão é uma doença psiquiátrica considerada a quinta maior questão de saúde pública do mundo. O psiquiatra, Dr. Alex Fabrício de Oliveira, que começa a atender consultas pelo ambulatório do HNSD esta semana, fala sobre a doença, que apesar de não ter cura, o controle pode ajudar a manter a qualidade de vida.
 
O que é a depressão?
 
A depressão é considerada uma doença da vontade, quando a pessoa já não consegue governar a vontade dela e superar o desânimo, gerando prejuízo para a sua vida. Como toda doença, ela é biológica, psicológica e ambiental. Afeta o corpo, os pensamentos e as relações sociais.
 
Quais os sintomas?
 
Alguns dos sintomas podem ser: a insônia; a alteração de apetite e da vida sexual; a sensação de falta de energia; cansaço; dores inexplicáveis; baixa concentração; dificuldade de tomar decisões simples da vida; pensamentos negativos constantes; sentimento de tristeza; culpa e perda do rendimento no trabalho e na escola.
 
Quais as formas de se prevenir a depressão?
 
Manter comportamentos que evitam as doenças de forma geral provavelmente seja a melhor forma de prevenção. Ter uma vida satisfatória, se alimentar adequadamente, ter tempo para estar com as pessoas que gosta, ter o momento de lazer e praticar atividade física.
 
Segundo o psiquiatra, é importante que as pessoas se informem sobre o problema, pois tem tratamento. Procurar o psiquiatra é como procurar qualquer outro profissional de saúde. Se você apresenta os sintomas descritos, procure o psiquiatra. Marcação de consulta: 3839-1418.

Serviços relacionados